Foto – Polícia Civil/Divulgação
Cerca de 300 kg de diferentes variedades de substâncias entorpecentes foram incineradas pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio de procedimento realizado pela 4ª Delegacia Regional de Guaraí na manhã desta quinta-feira, 22, naquele município.
Coordenada pelo delegado-regional, Adriano Carrasco, titular da 4ª DRPC, a ação ocorreu em uma cerâmica local e resultou na destruição de 286,7 Kg de maconha, além de 7kg de cocaína. Os entorpecentes foram apreendidos pelas forças de segurança locais, principalmente a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio de ações realizadas ao longo das últimas semanas em Guaraí e municípios vizinhos.
O ato de incineração das drogas foi acompanhado por equipes da Polícia Civil, peritos da Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, representantes do Ministério Público e a Vigilância Sanitária Municipal. Conforme afirma o delegado Carrasco, essa etapa coloca fim aos procedimentos pendentes de tráfico de drogas, sacramentando um grande prejuízo à criminalidade.
“Trata-se de uma enorme quantidade de substâncias entorpecentes que não serão mais comercializadas, tampouco chegarão as mãos de usuários e traficante locais, o que é motivo de grande satisfação, visto que o tráfico de drogas e uma das portas de entrada para a prática de delitos mais graves, como roubos e até homicídios, sem contar que traz grandes desassossego para a sociedade”, ponderou a autoridade policial.
Incineração de quase meia tonelada no Bico do Papagaio
Um grande carregamento de entorpecentes, apreendido pelas forças de segurança, na região do Bico do Papagaio, nas últimas semanas, foi incinerado na manhã desta quinta-feira, 22, em Araguatins, no extremo norte do Estado.
O procedimento foi coordenado pelo delegado Antônio Bandeira e ocorreu em uma cerâmica, localizada na cidade de Araguatins, com a participação de policiais civis da 1° Delegacia Regional, peritos da Polícia Científica, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal, além de representantes do Ministério Público.
No total, foram incinerados 470 kg de maconha, 2kg de cocaína e cerca de 500 gramas de crack. Cerca de 465 kg de maconha foram apreendidos pela Polícia Militar no último mês de agosto e estavam em um veículo de procedência do Pará, que estava sendo guinchado do Pará ao estado do Maranhão.
As demais substâncias entorpecentes foram apreendidas durante ações das Polícias Civil e Militar em Araguatins e região.
Para o delegado Antônio Bandeira, a destruição dessa grande quantidade de drogas é de suma importância, uma vez que o entorpecente não mais será comercializado nem chegará às mãos de traficantes e usuários.
“Além do enorme prejuízo para o crime organizado, o ato de hoje simboliza a proteção à sociedade, pois as drogas causam muitos problemas e podem desencadear a prática de outros delitos”, ressaltou a autoridade policial.
Fonte – Dicom SSP-TO