Equipe Gazeta do Cerrado

Chegaram ao Tocantins as 11,5 mil doses de vacinas da AstraZeneca de Oxford. O avião chegou no início da tarde ao aeroporto de Palmas.

O secretário Edgar Tollini recebeu as doses que serão encaminhadas para o Lacen, conferidas e distribuídas para os municípios.

A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança desde a madrugada.

Ainda não há a quantidade por cidade desta nova etapa. A prioridade são para profissionais da saúde, indígenas e idosos.

CoronaVac

O Tocantins recebeu na última segunda-feira (18) um carregamento com 44 mil doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas são os primeiros a receberem a vacina contra a Covid-19 no estado.

Saiba mais

Com essa nova remessa, o Tocantins passa a contar com dois imunizantes, a CoronaVac, resultado da parceria entre Instituto Butantan e o Laboratório Sinovac e a Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na última segunda-feira, 18 o Governo do Tocantins já havia recebido um lote de 44 mil doses da vacina CoronaVac. Agora já são 55.500 doses recebidas pelo Estado para imunização dos tocantinenses. O Governo do Tocantins vai proceder a conferência do lote no Laboratório Central do Estado (Lacen) e a partir de terça-feira, 26, os municípios começam a receber o imunizante, que conforme orientação do Ministério da Saúde é destinado aos trabalhadores da saúde.

A prioridade são hospitais, unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e consultórios/laboratórios. Já os hospitais com atendimentos exclusivos e dedicados a pacientes com Covid-19 são prioritários em relação aos demais.

O secretário Edgar Tollini explicou que esse lote de vacinas da AstraZeneca é destinado apenas para a primeira dose, já que a segunda dose tem um período mais longo que a vacina CoronaVac. “O Ministério já acenou que daqui há 12 semanas enviará outra remessa para atender a segunda dose de imunização da população. Então faremos a imunização de 11.500 pessoas, pois não precisaremos fazer a reserva técnica que fizemos no primeiro lote”, explicou o Secretário. As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses, com intervalo de três e dose semanas respectivamente.