Neste final de semana, a Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de aproximadamente 124,6m³ de madeira nativa serrada, através de abordagens a três veículos de carga. Divergências foram contatadas nas documentações apresentadas pelos condutores.
A primeira abordagem ocorreu na noite do sábado (15), no km 4 da BR 230, no município de Aguiarnópolis/TO. Foram constatadas divergências entre o volume declarado na Guia Florestal e na Nota Fiscal apresentada, e o medido durante a fiscalização, sendo apreendidos 54,1m³ de madeiras diversas.
Na madrugada de domingo (16), por volta de 01 hora e 30 minutos, na BR 230, no município de Luzinópolis/TO, outro veículo de carga foi abordado, sendo constatado que o tipo de madeira transportada não coincidia com o declarado nas documentações apresentadas pelo condutor, além de possuir uma divergência de mais de 20m³ do volume apresentado na NF, o que resultou na apreensão dos 53,55m³ transportados.
A terceira ocorrência foi registrada na manhã desta segunda-feira (17), no km 8 da BR 226, em Palmeiras do Tocantins/TO. Desta vez, 17m³ de madeira nativa foram apreendidos, ao serem constatadas divergências nos documentos apresentados.
Nos três casos a documentação de origem florestal foi considerada inválida, por haver divergências entre os volumes ou espécies declaradas e as constatadas durante as abordagens. Os 124,6m³ de madeira foram apreendidos e colocados à disposição do órgão ambiental competente para aplicação das medidas legais cabíveis.