Especial Gazeta

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), o número de veículos roubados e furtados em todo Estado no ano de 2017 tende a ser menor que em 2016. No ano passado foram roubados 803 veículos e outros 1.410 foram furtados. Desse total, a SSP informou que foram recuperados 1.039 veículos no ano passado.

As estatísticas apontam relativa queda para esse ano, uma vez que foram registrados ate o mês de maio desse ano 155 roubos e 459 furtos, sendo que destes 268 veículos recuperados.

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), é responsável pela recuperação de 80 veículos apenas em 2017. Segundo o Delegado Rossílio Souza Correia, Titular da Derfrva, as cidades com maior incidência de furtos e roubos de veículos, são Palmas, Araguaína e Gurupi, e os modelos mais visados são Toyota Hilux, Pick up Fiat Strada, L200, Honda Civic e VW GOL.

20151106233937_img_20151028_wa0072

O Portal Gazeta do Cerrado perguntou ao delegado como aumentar a segurança dos proprietários e condutores de veículos e ele deu algumas dicas: “condutores de veículos devem de preferência colocar os veículos em estacionamentos pagos, confirmar se todas as portas estão devidamente trancadas, acionar o alarme e travas e confirmar se estão funcionando e, se possível, colocar um rastreador particular no carro”, disse.

Recuperados

Para ter chances de reaver o veículo roubado ou furtado o proprietário do mesmo deve realizar algumas estrategias imediatamente após o ocorrido. A primeira coisa a fazer é ligar para o 190. A emergência da Polícia Militar, ira registrar a ocorrência no banco de dados da corporação e rapidamente as viaturas da área serão alertadas sobre a situação de seu veiculo. Ao ser acionada Polícia Militar também fará com que a Polícia Rodoviária local receba o comunicado de veículo roubado, o que é útil caso tentem levá-lo para outro município. Depois disso, é imprescindível fazer o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Esse registro sinaliza aos órgãos de segurança sobre a situação do veículo, facilitando a devolução em caso de apreensão por órgãos como a Agencia Municipal de Transito ou Guarda Metropolitana, por exemplo.

Segurança

Nos dias de hoje existem algumas opções de segurança disponíveis no mercado para dificultar a vida dos bandidos. Se o seu veiculo for equipado com algum dos tipos de tecnologia a seguir as chances de reavê-lo podem aumentar.

Corta-corrente ou segredo

É um dispositivo que impede o veículo de dar a partida. É a tecnologia mais simples, alguns, por sinal, deixam que o veículo rode por um tempo antes de pará-lo, evitando confronto com os ladrões.

Rastreamento

Muito utilizado em frotas para monitorar seus veículos, o rastreamento pode ser usado para ajudar a polícia a localizar seu carro. Através de um sinal de satélite GPS, ele mostra a posição exata do automóvel naquele momento.

Bloqueador

O bloqueador é um dispositivo que impossibilita o funcionamento do motor, fazendo com que o carro pare e os criminosos tenham que deixá-lo para trás. Um dos pontos negativos dos bloqueadores é que eles não dão nenhuma assistência ou segurança, ficando a cargo do dono do veículo encontrá-lo.

Seguro

Uma das maneiras mais eficazes de recuperar seu veículo é deixando-o segurado. Algumas seguradoras oferecem a instalação de localizadores e, ao comunicar o sinistro, a busca do veículo é iniciada. O índice de recuperação, nesses casos, é bem alto e a seguradora dá todo o suporte para o proprietário, como traslado e acompanhamento no momento da retirada do veículo. Além disso, você conta com a certeza de ser ressarcido no caso de não conseguir reaver o automóvel.

Texto: (Colaborou Nielcem Fernandes)