Mais duas remessas de imunizantes contra a Covid-19, chegam ao Tocantins na noite desta segunda-feira, 30 e na madrugada da terça-feira, 31. No total, serão 20.940 doses, divididas em 8.190 da Pfizer/Comirnaty e 12.750 da AstraZeneca/Fiocruz. Todas as vacinas serão destinadas para segundas doses (D2), do esquema de imunização.

As remessas fazem parte das 44ª pautas de distribuição do Plano nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid- 19 e em nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde (MS), reforça que “considerando o atual cenário de transmissão comunitária da Covid19 em todo território nacional, faz-se necessária a manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, tais como: uso de máscara; distanciamento social; etiqueta respiratória; e higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal e comercializados, dentre outros”.

Como parte do protocolo de distribuição, as doses recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) serão conferidas pela Gerência de Imunização da Pasta e posteriormente distribuídas aos 139 municípios. A data do repasse será amplamente divulgada nos canais oficiais do Órgão.

“Há um esforço por parte do Ministério da Saúde, no envio das doses e por parte da Secretaria de Estado da Saúde, no repasse oportuno aos municípios. Sabemos também do empenho dos gestores municipais, mas para que a vacinação alcance o objetivo de imunizar com eficiência, a população precisa comparecer às unidades de saúde para tomarem as segundas doses, nos casos exigidos pelos fabricantes. Em alguns casos específicos, tomar também a terceira dose, conforme já orientamos em nota técnica”, explicou o titular da SES, Dr. Edgar Tollini.

Vacinômetro

Com a chegada das novas remessas, o Tocantins totaliza 1.595.310 doses de vacinas contra a Covid-19, recebidas. Destas, 1.426.928 foram entregues aos municípios, que já aplicaram 1.164.822.

Dados epidemiológicos

Dados do 533º boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pela SES, nesta segunda-feira, 30, atualmente, o Tocantins contabiliza 655.812 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 218.665 casos confirmados. Destes, 208.605 estão recuperados, 6.381 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.679 foram a óbito.