Pelo menos 200 crianças estão sem aula em Luzimangues, distrito de Porto Nacional, porque as salas onde eles deveriam estudar não tem mobília. As aulas da escola Jacinto Bispo Arantes começaram no início de fevereiro, menos para os alunos do 1º ano.
A prefeitura afirma que a unidade não tinha espaço para abrigar todos os alunos e por isso um prédio foi alugado próximo da escola. O local tem quatro salas grandes que estão vazias
A previsão era de que tudo estivesse pronto no início de março, mas isso não aconteceu.
“A diretora falou que não tem [começar as aulas] como porque fez o pedido das cadeiras e instalação do ar-condicionado, mas o pessoal não entregou. Isso vai prejudicar porque vai entrar quase no meio do ano e daqui dois ou três meses tem as férias”, disse Karla Vargas, mãe de uma das alunas prejudicadas.
Um outro problema é que o anexo não tem espaço para o recreio das crianças. Por causa disso, a direção explicou que no horário do intervalo os alunos terão que andar até a escola para lanchar e brincar. Depois voltarão para as salas. O detalhe é que as crianças têm entre 4 e 5 anos.
O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), disse que as aulas ainda não começaram porque as mesas e cadeiras que serão usadas não ficaram prontas. A previsão é de que os móveis fiquem prontos até a próxima sexta-feira (24). Se isso acontecer, as aulas devem começar na segunda-feira (27).
Enquanto isso, as crianças aguardam ansiosas pelo início das aulas. “Eu queria entrar na escola porque a escola é muito divertida”, disse a Ana Carolina, de cinco anos.