Uma operação de fiscalização realizada em supermercados de Palmas apreendeu 41 tipos de produtos comercializados irregularmente. Entre os itens estavam mais de 2 mil quilos de carnes variadas. Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO) foram lavrados autos de infração contra os estabelecimentos.
A operação Pró-Consumidor percorreu 43 estabelecimentos entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Entre os produtos apreendidos estão carnes, laticínios, embutidos, ovos, mel, frutos do mar, pães e outros. Os alimentos que tiveram a maior quantidade apreendida foram:
- Carne bovina – 1.329 kg
- Carne suína – 741 kg
- Linguiça – 187 kg
- Pescados – 128 kg
Os alimentos foram apreendidos por estarem fora da data de validade, por falta de comprovação da origem, comercialização sem autorização e armazenamento incorreto. Os produtos considerados impróprios para o consumo foram descartados no aterro sanitário.
Já os alimentos com registro de origem e dentro do prazo de validade foram doados para o projeto Mesa Brasil – programa que combate a fome e o desperdício a partir de parcerias.
Além do MPTO, a operação contou com a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Polícia Militar e Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon).