A chegada do primeiro lote de vacinas Coronavac no aeroporto Brigadeiro Lysias – Foto – SES-TO

O Ministério da Saúde informou que vai começar a distribuir nesta terça-feira (16) o novo lote com pouco mais de 4,5 milhões de vacinas contra a Covid-19. Nesta remessa, o Tocantins deve receber 26.600 doses. Os imunizantes serão enviados ao aeroporto de Palmas em um voo comercial da Latam previsto para pousar na cidade no começo da madrugada de quarta-feira (17).

De acordo com o planejamento do Ministério, o avião deve decolar do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos às 22h50 desta terça e tem pouso programado para 1h10 de quarta. O voo será direto, sem nenhuma escala.

Este lote é da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

O Tocantins já recebeu, ao todo, 140 mil doses de vacinas e até o momento aplicou 78.947, entre primeira e segunda aplicação.

Também está prevista para esta quarta-feira (17) o começo da distribuição das doses que serão usadas para idosos entre 75 e 80 anos, público que não estava nos grupos prioritários anteriormente. A nova remessa deverá servir para reforçar a imunização destas pessoas. O público alvo desta fase é de 12.653 pessoas, sendo que serão 2.844 trabalhadores da saúde e 9.809 idosos entre 75 e 79 anos.

Apesar da chegada da nova remessa ao Tocantins, a distribuição deste lote ainda deve demorar alguns dias. Isso porque o material é primeiro levado a duas centrais de distribuição, em Palmas e Araguaína, para a conferência dos lotes. Os imunizantes estão separados em 133 caixas.

Fonte/Texto: G1 TO