Alta da primeira bebê com Covid-19 no TO – Fotos Luciana Barros-Governo do Tocantins
O Tocantins chegou nesta sexta-feira (28) a marca dos 30 mil pacientes recuperados da Covid-19. Desde o dia 18 de março, quando o estado registrou o primeiro caso confirmado da doença, foram mais de 48,5 mil tocantinenses contaminados e 649 pessoas morreram. Apesar disso, histórias de moradores que venceram a batalha contra o vírus não param de aparecer. Veja boletim desta sexta Aqui na Gazeta
O ritmo de aumento no número de recuperados também acelerou. Entre a primeira confirmação da doença e os mil primeiros curados se passaram dois meses inteiros. Depois, em menos de 30 dias o total já chegava a cinco mil. Nos 20 dias seguintes o número dobrou novamente e chegou a 10 mil. A marca dos 20 mil recuperados foi no começo de agosto e 15 dias depois já são 30 mil tocantinenses voltando para casa após superar a doença.
Quem venceu essa luta alerta que as histórias inspiradoras não são motivo para descuidar das medidas de distanciamento social. “A gente tem que continuar ai com os cuidados de sempre. Porque ninguém tem garantia de imunidade, não é porque eu já peguei a doença que eu já estou imune a ela”, diz Lucas Menezes.
Leia também – Sob multa de R$ 100 mil por dia, justiça determina aumento imediato de UTIs móveis no TO
A recuperação nem sempre é um processo fácil. “Passei 21 dias na UTI, intubado, em coma. E mais sete dias na UTI também, mas fora do tubo, no hospital. A recomendação é se cuidar, porque o vírus não é brincadeira. Esse vírus ele é terrível”, conta Alcino Coelho.