Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Os acidentes de trânsito tem assustado os motoristas, pedestres e ciclistas que andam pelas ruas de Palmas. De acordo com Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (Sesmu), 310 ocorrências foram registradas em apenas em maio deste ano.

O último acidente com morte, foi registrado no dia 16, onde uma mulher grávida de oito meses perdeu o bebê e depois morreu no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ela estava parada em uma faixa de pedestre na quadra 906 sul, quando a motocicleta na qual ela estava, foi atingida por um caminhão da Coca-Cola.

Ele foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte, após ser internada.

Acidente aconteceu entre as quadras 906 Sul e 904 Sul – Divulgação

Outro acidente também com morte deixou a população em alerta na região norte da capital. Um motociclista não identificado, teria sofrido várias fraturas pelo corpo, ao colidir com um carro de passeio no último dia 11. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fez o atendimento da vítima, mas devido os ferimentos, ele morreu ainda no local.

Motociclista morreu ainda no local – Divulgação

A secretaria afirmou também que os acidentes acontecem por conta da falta de atenção  e desrespeito às normas de sinalização. O Maio Amarelo é lembrando em todo o país, por causa das ações contra a violência no trânsito.

Pensando em melhorar a relação entre condutores, ciclistas e pedestres, a gerência de Fiscalização e Transporte criou algumas dicas que podem ajudar a diminuir as imprudências e também os acidentes. São elas:

– O tamanho do veículo indica responsabilidade. Os maiores devem tomar cuidado com os menores, mais frágeis em caso de acidente: motos, bicicletas e pedestres;

– Os equipamentos de segurança são essenciais: no carro – o cinto de segurança; na moto – o capacete; e na bicicleta – capacete e luzes refletivas;

– Não aceite desafios e nem provocações no trânsito. Não abuse da autoconfiança;

– Mantenha o veículo, seja carro, moto ou bicicleta, sempre em boas condições de funcionamento;

– Não dirija ou pedale se estiver sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;

– Certifique-se de que os demais motoristas e os pedestres estão vendo o seu veículo use, a sinalização de forma correta;

– Respeite sempre a sinalização de trânsito, em qualquer local e horário;

– De carro, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;

– Os motoristas devem obrigatoriamente manter a distância de 1,5 metro do ciclista.
– Os ciclistas devem circular pela ciclovia. Quando ela não existir, pedale no sentido do trânsito, nunca na contra mão.