Gisele Meneses / Governo do Tocantins
Na manhã desta quarta-feira, 25, foi realizada na Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, em Palmas, a solenidade de formatura de 319 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o encerramento das atividades do Projeto Acredito, do Governo do Estado, em parceria com diversas instituições.
Presente na solenidade, o Chefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Edvan de Jesus Silva ressaltou o trabalho do Proerd: “Muitas pessoas não tem noção da importância da prevenção, mas nós acreditamos que todas essas crianças que estão aqui, estão ‘vacinadas’ contra as drogas e contra a violência, e isso verdadeiramente não tem preço”.
Projeto Acredito
O superintendente de ações sobre drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça e diretor do Projeto Acredito, José Américo Júnior explicou que, embora hoje tenha sido o encerramento das atividades, no próximo dia 23 de novembro será apresentado o resultado final do projeto. Ele adiantou que os resultados foram positivos e que há uma perspectiva do Acredito ser ampliado para outros municípios do Estado.
“O projeto durou praticamente 90 dias aqui na [Arse] 122 e [Arse] 112. Nós vamos estar apresentando os resultados e o saldo positivo do Projeto Acredito, quantas pessoas foram atendidas, o número de ocorrências, que tiveram redução aqui na quadra, número de jovens que participaram de atividades de prevenção, de esporte”, pontou o superintendente.
Para a secretária Executiva da Educação do município, Germana Pires, o Proerd traz transformações significativas para a sociedade. “A gente consegue ver uma mudança estrutural nas famílias palmenses. A gente agradece imensamente essa parceria com a Polícia Militar. A Polícia Militar traz para a gente, a partir do programa, uma outra visão da instituição. Uma visão mais educacional, colaborativa, de uma forma lúdica”, destacou Germana Pires Coriolano.
Também estiveram no evento, professores, a banda de música da Polícia Militar e diversas autoridades parceiros do Proerd, como o supervisor da unidade de operação do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), David Pereira da Costa Santos.