Mais de 355 mil eleitores não votaram nesse segundo turno das eleições suplementares do dia 24. No primeiro, foram mais de 306 mil faltosos. Para se regularizarem junto à Justiça Eleitoral, estes eleitores têm menos de 60 dias para justificar, segundo o Calendário Eleitoral, divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Quem não votou no primeiro turno tem até o dia 03 de agosto, e quem faltou o segundo, tem até o dia 23.
Quem não justificar a falta pode ser ter que pagar multa por turno que não votou. O eleitor que não votar em três eleições seguidas terá o título cancelado.
Para justificar a ausência, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral e preencher o formulário de justificativa. Se preferir, ele pode baixar o requerimento pela internet e enviar pelo correio ao juiz da zona eleitoral que está cadastrado.
O eleitor que tiver o título cancelado não poderá realizar matrícula em instituições de ensino público, receber benefícios sociais, solicitar documentos ou assumir cargos em concursos públicos.