Texto: Brener Nunes
Devido à falta de água nesta quarta-feira, 25, as aulas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram suspensas. De acordo com a instituição, mais de 4 mil alunos do campus de Palmas foram prejudicados. Os problemas de abastecimento de água tem sido motivo de reclamação entre moradores de diversas regiões da capital, como a 404 e 504 norte.
Conforme o IFTO, o problema acontece desde a segunda-feira, 23. O instituto informa que já solicitou providências a concessionária de água e que nesta quinta-feira, 26, será avaliada a situação para só depois decidir sobre o retorno das aulas.
Segundo o estudante de Engenharia Civil, Bruno Henrique, de 18 anos, ele perdeu duas aulas na parte desta tarde. “Fiquei sabendo que não teria aula porque a faculdade me enviou e-mail. Espero não perder mais nenhuma aula. Tive até sorte por ter aula apenas na parte da tarde hoje”, conta o acadêmico.
De acordo com a BRK Ambiental, empresa responsável pelo fornecimento de água, as quadras da parte mais alta de Palmas estão com dificuldade do abastecimento por causa de uma paralisação ocorrida nessa segunda-feira. E deixou claro que a maior parte da cidade está com o serviço normalizado, mas constatou que algumas quadras da região norte ainda têm falta de água com previsão de normalização ao longo do dia.
Sobre o IFTO, a concessionária explicou que está disponibilizando água por meio de caminhão-pipa. Outros prédios públicos como escolas, hospitais e serviços prioritários então contando com o mesmo apoio.