Servidores do penitenciário do Tocantins informaram à Gazeta do Cerrado que cerca de 30 detentos estariam com Covid. A Gazeta checou com a Secretaria de Cidadania e Justiça as informações oficiais.

Segundo a secretaria, após 13 pessoas privadas de liberdade custodiadas no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas) e acomodados nas Celas de Contenção e Isolamento, celas de quarentena, apresentarem sintomas gripais, foram submetidos à testagem para diagnosticar a Covid-19, como regulamenta o Ministério da Saúde, dos 13 casos suspeitos, 11 tiveram resultado positivo. Diante disso, as outras pessoas que compartilharam as celas, sendo 32, também foram testadas, o que resultou em 30 testes positivos para o novo coronavírus, tendo um total final de 41 pessoas privadas de liberdade com Covid-19 na CPP de Palmas.

Os que tiveram resultados negativos foram transferidos para outras dependências, segundo a secretaria.

Servidores reclamam

Servidores temem a situação e um deles está internado em estado grave para respirar. “Situação preocupante, estamos cobrando o Estado sobre as EPIs, a testagem, protocolos de saude”, disse o presidente da Associação dos servidores, Wilton Angelis.

A Associação chegou a encaminhar ofício á juíza Renata do Nascimento acusando falta de EPIs é uma série de medidas. (Veja o documento no link abaixo).

Ofício 0020-2020 – COMUNICADO a juiza de direito de Paraíso sobre IRREGULARIDADES NA OPERAÇÃO E PROTOCOLOS DE SAÚDE E SEGURANÇA.

O que diz a secretaria

Nota ao Gazeta do Cerrado
Data: 4 de agosto de 2020
Assunto: Informações sobre CPP de Palmas

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen/TO), informa que após 13 pessoas privadas de liberdade custodiadas no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas) e acomodados nas Celas de Contenção e Isolamento, celas de quarentena, apresentarem sintomas gripais, foram submetidos à testagem para diagnosticar a Covid-19, como regulamenta o Ministério da Saúde, dos 13 casos suspeitos, 11 tiveram resultado positivo. Diante disso, as outras pessoas que compartilharam as celas, sendo 32, também foram testadas, o que resultou em 30 testes positivos para o novo coronavírus, tendo um total final de 41 pessoas privadas de liberdade com Covid-19 na CPP de Palmas. Os que tiveram resultados negativos foram transferidos para outras dependências.

Dos 41 casos positivos, 11 estão com sintomas gripais, passando por tratamento e se recuperando no Hospital de Campanha montado dentro da unidade, e os outros 30 estão assintomáticos nas celas que ficam externas aos pavilhões e ficarão em observação pelo período de 14 a 21 dias, sendo monitorados frequentemente pela equipe de saúde e, posteriormente, será refeita novas testagens.

Explica-se ainda que as pessoas positivadas receberam máscara, álcool em gel e reforço nutricional, além do que foi limitada a movimentação para que o vírus não se proliferar dentro da unidade. No que tange aos cuidados com os servidores, estes seguem utilizando máscaras e álcool em gel, e também receberam aventais, somado a isso, a unidade aumentou a frequência da sanitização e desinfecção.

Demais medidas

A Seciju esclarece que além das ações mencionadas, tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a saúde de servidores e, principalmente, dos custodiados através do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle – COVID-19 que promoveu iniciativas como a suspensão de visitas, destinação de celas de isolamento para novos presos que ingressam na unidade, realização de ações emergenciais como a limpeza e higienização de todo o ambiente carcerário, determinação do uso obrigatório de máscara dentro da unidade, estabeleceu o contato mínimo entre agentes e pessoas privadas de liberdade, protocolos de higiene, controle de entrada ao estabelecimento penal, distanciamento social e reforço na alimentação.