Nesta semana, 58 estudantes da rede estadual de ensino receberam a premiação do Concurso Cultural A força do fazer juntos, promovido por uma cooperativa de crédito. Os alunos que participaram do concurso na categoria redação e reportagem jornalística receberam um tablet, e quem participou da categoria de vídeo recebeu um notebook.

Participaram do concurso alunos matriculados do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio de escolas localizadas nas cidades de Corumbá, Três Lagoas e Brasilândia, em Mato Grosso; na cidade de Luís Eduardo Magalhães, Bahia. E, no Tocantins, participaram alunos das cidades de Palmas, Araguatins, Araguaína, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Pedro Afonso.

A professora de língua portuguesa, Keila Silva de Barros, do Colégio Estadual João de Abreu, localizado em Dianópolis, explicou que quando soube do concurso, promoveu na sala de aula conversas sobre a cooperação e o trabalho coletivo. “Essa premiação foi muito significativa para os alunos, porque muitos deles não têm recursos para adquirir um tablet. Para entregar a premiação, a escola preparou uma solenidade especial, convidou a família. Os professores que auxiliaram os alunos na elaboração dos seus trabalhos receberam certificados”, explicou.  A professora Keila acompanhou os estudantes Ludmilla Moreira Magalhães e Sofia Barros de Jesus.

A diretora do Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, localizado em Guaraí, Terezinha Harter de Freitas, destacou a participação dos alunos no concurso. “Nossos estudantes realizaram trabalhos lindos, produziram vídeos com a temática fazer juntos e colocaram como exemplos as próprias atividades realizadas na escola”, contou.

A estudante Fernanda Araújo Silva, tem 14 anos, do Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda, foi uma das premiadas. Ela disse que caprichou na redação e conseguiu o seu primeiro tablet. “Passei dois dias produzindo o meu texto, o foco é que o trabalho realizado em conjunto ajuda a gerar resultados de excelência”, ressaltou.

A diretora regional de Educação de Pedro Afonso, Maria Lúcia Pereira dos Santos Sousa, que participou da premiação realizada em Pedro Afonso, falou da emoção dos pais e alunos. “Esse concurso veio somar a outras atividades realizadas para ampliar o conhecimento dos alunos. Houve uma mobilização de professores e alunos para produzir esses trabalhos. Um aluno nos contou que percebeu que todas as coisas, quando realizadas de forma coletiva, têm melhores resultados. O tema proporcionou aos estudantes uma reflexão e novas aprendizagens para a vida”, comentou.

O concurso foi realizado em comemoração aos 30 anos da Cooperativa de Crédito Sincredi União Mato Grosso e Tocantins.

 

 

Fonte: Seduc