Além dos cuidados com a saúde e o bem-estar da população de Araguaína e região, o meio ambiente é outra preocupação constante do Hospital Dom Orione. Para contribuir com a arborização da cidade e promover conscientização sobre os cuidados ambientais, a instituição está realizando o plantio de mais de seis mil mudas de árvores em áreas públicas e em áreas de preservação permanente da cidade.


A ação ambiental faz parte do projeto Nascer Sustentável, que está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Nos locais onde estão sendo realizados os plantios, os moradores recebem orientações de como monitorar e cuidar das plantas. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre seu papel ativo na sustentabilidade.


Para o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Jarbas Assunção Serpa, o projeto é importante para estimular a consciência da sociedade sobre os cuidados ambientais. “Se não cuidarmos do meio ambiente ele acaba, mas se cada um fizer um pouco, podemos preservá-lo, proporcionando maior qualidade de vida para todos”, destacou.
O nome do projeto, “Nascer Sustentável”, é uma alusão à maternidade do Hospital Dom Orione, umas das principais da região Norte do País. Além do atendimento particular e por convênios, o serviço beneficia usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins e de alguns municípios dos Estados do Pará e Maranhão. Só em 2018 a unidade realizou 7.003 partos, destes 6.384 (91,16%) foram feitos pelo convênio com o SUS.

fonte: Assessoria