Mais de 60% dos crimes cibernéticos no Tocantins estão envolvidos em furto mediante fraudes e estelionato bancário. Os dados são da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos.
Segundo a delegada, Milena Santana, estelionato bancário são os casos mais constantes.
“Diariamente chega para nós relatos de contas que foram invadidas, pois o furto de contas bancárias são os mais comuns, é um problema que tem causado prejuízo muito grande principalmente para as instituições bancárias, porque na maioria dos casos ela que ressarce as vítimas”.
A delegada esclarece como as denúncias no ambiente virtual podem ser feitas. “Para começar uma investigação é necessário ter os dados da pessoa através de números telefônicos e perfis de redes sociais, portanto é importante que a vítima preserve as evidências o máximo que puder”, esclarece.
Segundo o Gerente de Tecnologia da Sim Internet, Danilo Silva, ações simples podem evitar esse tipo de ataque.
“Para evitar os ataques cibernéticos é sempre bom ter os sistemas operacionais atualizados, antivírus pagos, como também não abrir e-mails que podem ser indesejáveis, hoje, 95 % das pessoas que tiveram esse tipo de problema abriram esse tipo de e-mail e a máquina foi infectada”, explica.