Após 30 anos de espera pela regularização fundiária, os moradores do povoado Santa Maria da Nova Morada, no município de Lizarda, realizaram o sonho de receber o título de propriedade registrado. A entrega aconteceu na segunda-feira, 24, beneficiando 63 famílias da comunidade, ação realizada em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, Do Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-Geral da Justiça (Nupref/CGJUS), da Prefeitura Municipal de Lizarda e Cartório de Registro de Imóveis.
Para a senhora Emília Ferreira do Nascimento, uma das primeiras moradoras do povoado, também conhecido como comunidade Rio Vermelho, o dia foi de muita alegria. “Hoje realizo o sonho de pegar o documento da minha casa, depois de tanto tempo esperando. Agora posso dormir em paz e sei que vou poder fazer melhorias na minha casinha”, contou a beneficiária.
Essa é a terceira entrega de documentos no município, resultado de um esforço conjunto, como destaca a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros. “A regularização fundiária garante o direito social, promove a cidadania e melhora a qualidade de vida da população. O governador Wanderlei Barbosa defende a pauta e vem avançando no processo, com uma equipe técnica qualificada no cadastro social e apoio em todo o processo, junto aos demais órgãos”, explicou.
União de forças
A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou que a regularização fundiária é um trabalho complexo realizado em conjunto, com a união de forças do poder judiciário, executivo e legislativo. “Com os imóveis regularizados todos ganham, porque o desenvolvimento chega. Os imóveis são valorizados e os moradores recebem acesso a serviços públicos, oportunizando melhores condições de infraestrutura, cidadania e dignidade”, destacou.
Para a prefeita do município de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, o momento é histórico para todos e representa a realização de um sonho da gestão. “Sem a parceria dos órgãos aqui presentes, seria impossível entregarmos os documentos às famílias que tanto aguardavam. Hoje realizamos o sonho dos moradores dessa comunidade, que é também o sonho da nossa gestão, fazendo história no nosso município”, finalizou a gestora.