Hospital Geral de Palmas – Foto: André Araújo
A fila de espera por leitos especializados para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus está preocupando familiares. Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO), até essa segunda-feira, 22, 66 pessoas precisavam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não havia vagas disponíveis. Outras 73 aguardam leitos clínicos.
É que com o aumento de casos, o número de internações também cresce. Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 545 pessoas estão hospitalizadas com a doença no Tocantins. Do total, 311 estão em leitos clínicos e 234 ocupam leitos de terapia intensiva. São 133.050 casos confirmados de coronavírus e 1.821 mortes desde o início da pandemia.
Por causa da dificuldade para conseguir vaga de UTI Covid, muitos acompanhantes decidem entrar na Justiça. Com uma série de ações individuais que reivindicam os leitos, a corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins recomentou aos juízes de 1ª instância que consultem um órgão técnico do judiciário antes de deferir ou não as liminares.
De acordo com a Defensoria Pública do Tocantins, há três ações tramitando na Justiça para ampliar a oferta de leitos de terapia intensiva.
O Governo trabalha na ampliação de leitos.