Dos 513 deputados federais da Câmara, ao menos 78 se apresentam como pré-candidatos às prefeituras nas eleições de 2024, segundo levantamento realizado pelo Congresso em Foco. O PL, responsável pela maior bancada na Casa, e o PT, a segunda maior, lideram com 16 e 15 pré-candidatos respectivamente. No Senado, há apenas quatro dispostos a concorrer. 

Pré-candidaturas, como o nome indica, ainda não foram oficializadas e podem ser alteradas por articulação interna dos partidos ou ainda por alianças com outras siglas. Assim, há possibilidade de o número de congressistas que realmente sairá como candidato aumentar ou diminuir até o registro das candidaturas.

Do Tocantins estão na lista Antonio Andrade que vai disputar em Porto Nacional e Ricardo Ayres que mantém o nome como pré candidato em Palmas.

Em relação ao último levantamento do Congresso em Foco, realizado em janeiro, houve um aumento de quase 20 deputados. No Senado, os números também mudaram. Antes isolado, Eduardo Girão(Novo-CE) passou a ser acompanhado por mais três senadores que também podem tentar o comando de prefeituras pelo país.