Para começar o exame, o candidato deve digitar uma senha individual – Foto: Divulgação

Neste domingo, 31, 968 estudantes tocantinenses devem participar da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Será o primeiro dia de prova.

As questões de múltiplas escolha serão respondidas em computadores que estão instalados nos locais de prova. Mesmo na versão digital do Enem, a redação é realizada em formato impresso. Por isso, o candidato precisa levar caneta preta, de tubo transparente, para escrevê-la.

Os locais de provas podem ser acessados pelos candidatos na Página do Participante, informando os dados pessoais. O Inep não divulgou a quantidade de locais no Tocantins. Há aplicações programadas para laboratórios em universidades públicas e privadas da capital.

Esta será sua primeira versão digital. A prova é o piloto do projeto que prevê a transformação completa do Enem impresso para o digital até 2026, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Assim como a prova impressa, o Enem digital terá 180 questões objetivas e Redação, mas características próprias.

Neste primeiro dia, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Quanto à prova de língua estrangeira, o participante deverá responder somente às questões referentes ao idioma que escolheu (inglês ou espanhol) na inscrição. A aplicação terá cinco horas e meia de duração.

Já no segundo, no próximo domingo, 7, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias. Nesse caso, os participantes terão cinco horas para finalizar o exame.

Para iniciar a prova, o candidato deve digitar uma senha individual, que será enviada no mesmo dia pelo Inep. No segundo dia de exame, haverá um novo código de segurança.

Visita do ministro da Educação

O ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, acompanhará, neste domingo, 31, o primeiro dia do Enem Digital.

Desta vez, Ribeiro fiscalizará um local de aplicação de prova em Palmas (TO).

No últimos domingos (17 e 24), o ministro realizou visitas técnicas a escolas no Distrito Federal, Paraná, Goiás e São Paulo.