Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
Dois laticínios foram interditados e mais de 900 kg de queijo foram apreendidos durante uma operação realizada nesta quarta-feira, 7, na região norte do Tocantins. De acordo com as informações da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil e com a Secretaria da Fazenda. Os estabelecimentos foram multados em R$ 10 mil.
A Adapec informou ainda que a empresa Laticínio 3 Irmãos estava fabricando e armazenando produtos derivados do leite de forma irregular, sem as devidas condições higiênico sanitário e uma possível fraude está sendo investigada. O estabelecimento fica na Chácara Ouro Branco, próximo a Filadélfia. Cerca de 360 quilos de queijo foram apreendidos.
Além de produzir de forma irregular, a empresa não possui registro oficial de órgãos de inspeção. Equipamentos como madeira, ferro oxidado e água sem tratamento para a produção dos derivados.
Em outra operação também ligada ao laticínio 3 Irmãos, outros 500 quilos de queijo foram apreendidos e 130 quilos de soro de creme de leite. Dessa vez, a ação aconteceu no município de Nova Olinda e o estabelecimento não possuía registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
A agência afirmou ainda que a quantidade de produtos fabricados não condizia com a quantidade de de matéria-prima recebida pela indústria e registradas em planilhas da empresa.
Todos os produtos apreendidos nos dois locais estão sendo destruídos no aterro sanitário de Araguaína.