Tocantins (Unitins) foram apliacadas neste domingo, 25, nas cidades de Palmas e Paraíso do Tocantins. Os candidatos concorreram a 240 vagas para os cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Pedagogia, Serviço Social e Sistemas de Informação. Mais de 1000 candidatos compareceram aos locais de prova e a taxa de abstenção registrada neste processo seletivo foi de 26,4%.
Os portões foram abertos pontualmente às 8h da manhã nos Câmpus da Unitins em Palmas e em Paraíso e no Bloco J da UFT, e fecharam às 9h. Com o início das provas às 9h15, os candidatos tiveram cinco horas para responder 50 questões da prova objetiva e escrever a redação dissertativo-argumentativa, que deveria abordar uma das duas propostas de tema presentes no caderno de questões: “Positividade tóxica nas redes sociais” ou “Limpeza social no Brasil”.
O candidato Hugo Alves tem 19 anos e fez a prova em Paraíso do Tocantins. Ele conta o que achou das questões da prova objetiva e dos temas propostos para a redação: “Achei um nível de dificuldade mediano, algumas questões tive mais facilidade para entender e resolver, já outras tive uma dificuldade maior. Achei os temas para a redação bem interessantes e relevantes para a sociedade”, comentou.
A Dayane da Silva Aguiar tem 17 anos e percorreu os 60 quilômetros entre Divinópolis e Paraíso do Tocantins acompanhada do seu pai, Isaque Aguiar, para fazer a prova. “Eu fico um pouco nervosa, mas confio naquilo que estudei e sei que vai ser ótimo! ”, disse. Já Isaque, acredita que esta é uma oportunidade única para a filha, Dayane. “Vou ficar muito grato se ela passar, porque é uma Universidade do Estado, pública. Então, essa é a uma oportunidade que os pais ficam agradecidos”, destacou.
A Cleidiana da Silva Klagenberg é egressa do curso de Serviço Social da Unitins e está prestando o vestibular mais uma vez, mas agora, para o curso de Direito. “Eu já havia feito até o 5° período de Direito em outra Instituição e por uma situação familiar precisei deixar o curso. Quando consegui voltar a estudar, fiz o vestibular para Serviço Social na Unitins e passei. Eu me formei em agosto do ano passado e agora estou aqui para fazer o vestibular novamente e tentar realizar esse sonho de cursar Direito aos 48 anos de idade. Acredito que as duas áreas têm afinidade e a graduação em Serviço Social pode contribuir muito para a minha atuação profissional na área do Direito, como também o contrário”, comentou a candidata.
Cursar Direito também é um sonho da Daniella Rodrigues da Silva, que saiu de Almas-TO acompanhada de seu pai, Agostinho Alves da Silva, para fazer a prova na capital. “Eu me preparei bastante para a prova, mas foi um desafio estar aqui hoje, porque moro em Almas e precisei me ausentar no trabalho. Mas eu desejo muito cursar Direito e espero ser aprovada”.
Agostinho, pai de Daniella, falou sobre a felicidade que teria em ver a filha aprovada no Vestibular 2023/2 da Unitins. “Eu sonho em ver ela sendo o que ela quer ser. Como pai, a felicidade em ver a conquista dela é tão grande que faz o coração crescer. Eu sei que ela vai conseguir ser aprovada e vai continuar se esforçando como sempre fez”, disse confiante no sucesso da filha.
Estrutura e organização da aplicação das provas
A aplicação das provas contou com aproximadamente 200 pessoas na organização, desde a comissão do vestibular até a equipe de coordenação dos locais de prova, fiscais de sala e de corredor, morotistas, ASGs, entre outros.
A Luanna Turibio Fernandes tem 18 anos, concorreu no vestibular da Unitins pela primeira vez e gostou da aplicação. “Eu achei o Vestibular bem organizado, desde o primeiro momento quando a gente chega no acolhimento da equipe e ao passar as informações. O local de provas também estava muito bem organizado e gostei da estrutura e elaboração da prova e do gabarito. Foi uma ótima experiência”, disse a candidata.
A vice-reitora Darlene Teixeira Castro, destacou que a Unitins conta uma equipe experiente e preparada trabalhando no Vestibular 2023/2. “A Universidade Estadual do Tocantins tem uma comissão permanente que cuida dos nossos certames, dos nossos vestibulares que acontecem duas vezes por ano e é uma comissão especializada na realização de concursos públicos. Nós temos uma equipe bem experiente e treinada em todos os processos da prova, desde a elaboração do edital até as questões, bem como, todo o cuidado na aplicação da prova. Isso passa uma maior segurança aos nossos vestibulandos”, destacou.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou a organização do certame e a satisfação em receber os novos acadêmicos da Unitins em breve. “Estamos dando sequência a mais um vestibular do meio do ano que foi implantado por essa gestão da Unitins desde o ano de 2018 para o Câmpus Palmas e depois no Câmpus Paraíso. É um certame muito procurado e ocorreu tudo como o planejado, com excelência na aplicação da prova. Nós temos certeza que os melhores acadêmicos ingressarão na Universidade Estadual do Tocantins e a Unitins terá muito prazer em receber esses alunos no dia 1º de agosto”, disse.
A partir de agora os candidatos devem se atentar à divulgação do Gabarito Preliminar nesta segunda-feira, 26, a partir das 19h, como previsto no cronograma oficial do Vestibular (acesse aqui). Os aprovados iniciarão o semestre letivo em agosto.
(Texto: Ascom Unitins)