Mais de mil produtos diferentes estão disponíveis nas feiras da Capital para o consumidor. Das ervas e temperos ao pescado fresco, da farinha de mandioca ao doce de fruta da região, da melancia à pamonha. Além da grande variedade de aromas e cores, as feiras oferecem aos seus frequentadores boas oportunidades para compra de itens frescos e a bons preços.

Nas feiras também é possível achar boas ofertas de produtos do ramo de confecção, bijuterias, utensílios domésticos e, no caso da Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, dispõe de um novo espaço com food trucks, onde os visitantes podem degustar de lanches diferentes dos costumeiros já encontrados nas feiras.

O mecânico Jailson Leão é cliente assíduo da Feira da 304 Sul e da Arse 112. São nessas duas feiras populares que ele gosta de reabastecer a despensa de casa com opções da feira. “O melhor da feira é que o produto tá fresquinho, os feirantes são muito atenciosos e sempre têm um preço bom com um produto de qualidade. A gente se acostuma a vir na feira e vira uma rotina, uma cultura”.

Segundo o diretor de Comercialização e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ruidelmar Fontoura, quem adquire produtos das feiras da Capital consome produtos frescos e que são comercializados a preços competitivos aos de supermercados. “Os grandes mercados costumam comprar de produtores de fora, que enviam caminhões abastecidos com produtos colhidos às vezes antes do tempo correto. Na feira, o consumidor não corre esse risco. O feirante oferece tudo fresco. Antes de vender, ele escolhe os melhores produtos para oferecer para o seu cliente”, explica o diretor.

 

Melhorias

Para melhor atender feirantes e visitantes, está em fase final de projeto de reforça e ampliação, a Feira Coberta da Arno 33. Lá o projeto prevê desde o paisagismo, espaços revitalizados para comércio de hortifrutigranjeiros e estruturas adequadas à comercialização com segurança sanitária de peixes e carnes, além de comidinhas. Os comerciantes da área próxima à feira também serão beneficiados com a revitalização da área comercial da quadra. A previsão é que a feira seja reinaugurada em setembro.

Quando ir à feira?

Além de disposição para aproveitar a grande oferta de fornecedores e produtos, ir à feira também exige atenção às datas e horários de funcionamento. Na terça, sexta-feira e sábado, funciona a Feira da 304 Sul, a mais movimentada de toda a Capital. Lá o comércio de hortifrutigranjeiros, pescado, refeições, lanches, artesanato, entre outros produtos da terra, gera uma movimentação de mais de R$ 1,6 milhão por mês. Se você não conhece esta ou outras das feiras populares, fique atento às quadras e dias de funcionamento de todas elas. Confira os horários

Arno 61 – quarta-feira, das 13 às 21 horas

Arno 33 – inicia sábado às 6 horas e segue até domingo às 13 horas

304 Sul – terça-feira, das 8 às 23 horas e sexta-feira, das 8 às 23 horas seguindo até às 13 horas de sábado

Arse 112 – quinta-feira, das 8 às 23 horas

Aureny I – inicia sábado às 8 horas e segue até domingo às 13 horas

Aureny III – sábado, das 6 às 13 horas

Taquaruçu Grande – domingo, das 6 às 13 horas