Dunas do Jalapão – Foto: Andrea Marques
Desde o dia 5 de outubro, quando o Parque Estadual do Jalapão retomou as atividades, já foram realizadas 1.079 visitas, informou a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetuc), que é responsável por autorizar os pedidos de visitas. O órgão também afirmou que o parque deve receber mais de dois mil visitantes no primeiro mês da reabertura. Ainda há outras 997 visitações autorizadas até o fim do mês.
A Adetuc explicou que uma das condições para que o parque pudesse ser reaberto é de apenas turistas levados por agências de viagens, guias de turismo ou condutores locais cadastrados e licenciados podem entrar nos atrativos. É necessário fazer o pedido com no mínimo quatro dias de antecedência.
Hoje estão licenciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) 85 agências de viagens e turismo e 325 guias de turismo e condutores ambientais.
A Adeteuc também informou que começou a receber pedidos para os meses de novembro, dezembro e janeiro. Caso haja lotação máxima em alguma das atrações, a emissão das autorizações pode ser suspensa em determinadas datas.
A autorização emitida pelo governo é conferida nas entradas das atrações. Este controle é feito apenas nas três atrações que estão sob a gestão do Naturatins: Cachoeira da Velha, Dunas e Serra do Espírito Santo.
Entre os três locais, a maioria das visitas realizadas até o momento foi nas Dunas, com 616 visitantes. A Cachoeira da Velha recebeu 327 pessoas e outras 136 subiram a Serra do Espírito Santo.
Para as atrações particulares, como fervedouros, outras cachoeiras e rios, é necessário fazer o agendamento com os administradores locais. Apesar da visitação não ter os mesmos requisitos que das atrações públicas, os donos dos atrativos assinaram termos de compromisso em que concordam em não permitir que os ambientes fiquem lotados. Por esse motivo é aconselhável que o agendamento seja feito com antecedência.