Foto – Antônio Gonçalves

Equipe Gazeta do Cerrado

A vacina veio como um alívio para toda a população após a pandemia levar a vida de mais de 670 mil – mães, pais, tios, avós, irmãos, primos, colegas de trabalho – pessoas em mais de 750 dias. Quando chegou, enfrentou muita resistência por conta das fake news e desinformações, muitas delas disseminadas próprio Governo Federal e Ministério da Saúde, que poderiam ter evitado vários óbitos.

No Tocantins, desde a primeira pessoa vacinada no dia 19/01/2021 até a última atualização feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), em 8 de julho, 65,67% dos tocantinenses, ou se seja, apenas 957.898 estão imunizados com duas doses da vacina anticovid.

Os dados mostram ainda que quando se trata de completar o esquema vacinal com a 3ª dose, o número cai mais ainda e fica em 25,62%, ou seja, só 408.369 pessoas completamente imunizadas com a dose reforço.

Do total de imunizantes recebidos, que foram 3.241.055, destes, 3.058.938 foram distribuídos aos municípios e 2.604.892 doses foram aplicadas. (Veja vacinômetro abaixo).

Com os casos e internações subindo em várias regiões do Tocantins, é importante ressaltar sempre que a população deve ir aos postos de saúde e procurar a vacina.

O secretário de Saúde do Estado, Afonso Piva, disse que a maioria dos poucas mortes que temos registrado e das internações, são de pessoas ou que não se vacinaram ou que não completaram o esquema vacinal com pelo menos 3 doses.

Em entrevista a Gazeta do Cerrado no início do mês, o governador Wanderlei Barbosa disse que não descarta tomar algumas medidas para conter o avanço da covid.

Várias cidades do Estado também já voltaram com o uso obrigatório de máscaras e diversos lugares.

Leia também

Exclusivo Gazeta: Taxa de ocupação de UTIs Covid sobe nos hospitais das maiores cidades; Veja dados! | Gazeta do Cerrado

Comitê contra Covid marca reunião para discutir novas medidas sobre a doença no Tocantins | Gazeta do Cerrado

Cidade no norte do TO determina o retorno do uso de máscaras para conter o avanço da covid | Gazeta do Cerrado