Lucas Eurilio
Mais duas cidades do Tocantins são exemplos no cuidado da população e no combate à Covid-19. Na região central, Oliveira de Fátima e Dois Irmãos na região centro-oeste não registram há vários dias nenhum novo caso do Coronavírus.
Nesta quarta-feira, 5, nossa equipe conversou com as secretárias de Saúde de ambas as cidades.
Oliveira de Fátima, a menor cidade do Estado, não registra um caso de Covid desde o último dia 19 de abril.
A secretária Dalma Días contou que esse resultado só foi possível com as medidas restritivas e a ajuda da população.
“O município de Oliveira de Fátima é bem pequeno. A sociedade, todo mundo é conhecido de todo mundo, então nos preocupamos ainda mais com essa questão. Então a gente buscou parcerias com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar. Pra gente conseguir esse resultado, nós trabalhamos vários decretos, medidas restritivas, estabelecemos horário de até às 22h no comércio. Todo mundo, graças a Deus colabora muito com a gente”, disse ao Gazeta.
Dalma explicou que a cidade tem apostando no incentivo ao uso de máscaras e na renovação das medidas.
“A gente enfatiza muito o uso de máscara, distribui pra população máscara de tecido, divulgamos anúncios, a gente procura sempre tá renovando essas medidas preventivas, que é o que nós precisamos trabalhar e buscar mais ainda a conscientização da população. Agora, graças a Deus essas famílias saíram do isolamento, quando tem os casos suspeitos que apareceram, foram síndrome gripal, aí o médico já isola, já solicita o exame e o Lacen disponibiliza em no máximo 24h, daí nós temos esse resultado de imediato. Graças a Deus só foram só suspeitos mesmo e estamos conseguindo manter”.
Em Oliveira de Fátima, a imunização do grupo prioritário está à todo o vapor.
“Dentro dessas conscientizações está a vacinação. Estamos conseguindo imunizar nossos grupos prioritários e Inclusive hoje 5/4 – estamos com ponto estratégico vacinando”
Dois Irmãos
Outro exemplo é a cidade de Dois Irmãos. O município chegou a passar um sufoco e registrar 200 casos ativos em março. Abreulândia e Araguacema precisaram inclusive, emprestar oxigênio por conta da grande quantidade de internados.
Hoje a secretária de Saúde, Ana Permina celebra um alívio… um respiro.
“Após muitos dias de esforço, muitos rigores, nós conseguimos zerar os casos de Covid em nossa cidade. No mês de março chegamos a ter 200 casos ativos, o que nos fez tomar medidas mais relevantes, mais rigorosas, como por exemplo, toque de recolher, das 18h às 6h, que nos trouxe muitos resultados, benéficos e contribuiu muito para a redução dos casos”.
Ana ressaltou o trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente.
“A persistente Vigilância Sanitária do nosso município, fez um trabalho incansável, com rotas, diurnas e noturnas, no combate às aglomerações, combate a todos os tipos eventos que não estavam sendo permitidos. Hoje, dia 5 de maio, zeramos os casos e seguimos com medidas rigorosas. Nosso decreto manterá horário de fechamento de bares, eventos com aglomerações também seguem proibidos e já estamos com boa parte dos nossos idosos vacinados, iniciaremos amanhã a vacinação de gestantes com cormobidades e outras cormobidades. Além disso, fica todo nosso agradecimento a toda nossa equipe de saúde de Dois Irmãos”, concluiu.
Por fim a secretaria disse que o prefeito João Carlos segue internado em uma UTI do Incor em São Paulo, onde trata sequelas da Covid-19.
Sucupira, no sul do estado, está há mais de um mês sem registrar novos casos de Covid entre os moradores.
Leia abaixo
Exemplo! Cidade no sul do TO celebra quase um mês sem casos e nenhuma morte por Covid