Cerca de 11 vagas do Programa Mais Médicos estão abertas no Tocantins após a saída de 102 médicos cubanos que trabalhavam no programa em algumas cidades do Estado.
As vagas estãos disponíveis em nove cidade: Araguaína (2), Axixá (2), Barra do Ouro, Combinado, Ipueiras, Palmeirante, Paraíso do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Riachinho.
Até o final de 2018, 141 profissionais atuavam em 70 municípios.
Conforme Ministério da Saúde, até o início de abril, aproximadamente 1.052 médicos com CRM no país saíram do programa. As vagas devem ser ofertadas em novas fases do provimento de profissionais que ainda está em análise no Ministério.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Tocantins, 72 cidades participam do Mais Médico e as vagas não foram preenchidas porque muitos acabam desistindo de trabalhar.
Os locais mais afetados com a saída dos médicos foram as aldeias indígenas, onde cerca de 10 profissionais que cuidadam exclusivamente de comunidades saíram. Apesar da defasagem, a SES-TO disse que nenhuma vaga dos distritos sanitários indígenas está aberta e todas estão preenchidas.
*Com informações do G1 Tocantins
________________________________________________________________________