Equipe Gazeta do Cerrado
O ex-vice-governador do Estado do Tocantins João Oliveira é citado em novo desdobramento da Operação Ápia. A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) com a citação de mais três nomes: o ex-governador Sandoval Cardoso, seu cunhado, Kaká Nogueira, e o ex-governador Siqueira Campos.
Segundo informações, João Oliveira é acusado de receber R$ 2,5 milhões para renunciar a seu cargo na época. As petições foram protocoladas na sexta-feira, 22, e nessa segunda-feira, 25, na 4ª Vara da Justiça Federal, em Palmas.
Os nomes já estão disponíveis para consulta no sistema processual da Justiça Federal (PJE).
De acordo com o processo, são citados crimes praticados por servidores públicos contra a administração em geral, peculato, corrupção passiva, crime contra a sistema financeiro nacional, de lavagem e ocultação de bens, crimes praticados por particular contra a administração, entre outros.
Conforme informações, as ações têm quatro partes comuns, que estão em todos os protocolos, os ex-governadores e Siqueira Campos (DEM) e Sandoval Cardoso (SD) , o deputado estadual licenciado Eduardo Siqueira Campos (DEM), ex-secretário de Relações Institucionais no governo do pai, e o ex-presidente da Agência de Transito e Transportes (Ageto) Alvicto Ozores Nogueira, o Kaká Nogueira, cunhado de Sandoval.
O outro lado
A Gazeta tenta contato com a defesa dos citados.