Do Rio- Maju Cotrim

O Tocantins encerrou nesta sexta-feira, 29, sua melhor participação na Abav nos últimos anos com certeza. A Gazeta elenca pelo menos sete pontos que fortaleceram ainda mais a presença nacional do Estado considerado um dos principais do turismo no país.

1- A maior caravana

 O Estado trouxe não só a maior comitiva com mais de 200 pessoas. Cada um que veio fez questão de se integrar e somar na feira. Tocantins estava de corpo e alma e trabalhando todas as suas vertentes.

2-Fator Sebrae. O papel da instituição fortaleceu ainda mais a participação tocantinense. Foram 140 pessoas levadas pelo Sebrae no maior fomento já feito de participação no evento. Por lá o superintendente Rerisson Castro não escondia a surpresa com a movimentação no estande.


3- Prestígio político. A presença do governador Wanderlei Barbosa junto com a primeira dama Karine, com os deputados Claudia Lelis e Eduardo Mantoan bem como a gestora da capital, Cinthia Ribeiro Mantoan, mostrou que o turismo de fato tem o olhar das gestões. Ano passado, que foi eleitoral,  nenhum deles foi ao evento. Vale frisar também a participação dos prefeitos onde o turismo a cada dia se fortalece com apoio do governo e do Sebrae. Os gestões Celso Morais, Junior Bandeira,Ronivon Maciel , Camila Fernandes dentre outros ficaram o tempo todo dando suporte na participação do Tocantins.

4: Tambores do Tocantins: a participação do grupo que tem história, tradição e força cultural com certeza corou a participação tocantinense e contagiou o público fazendo do estande do Tocantins um dos mais prestigiados e que mais envolveu os visitantes. A presença das Cavalhadas de Taguatinga também instigou a curiosidade dos visitantes. O Tocantins da essência deu o tom da experiência que é visitar o Estado além do estande conceitual e com identidade jalapoeira e quilombola, outra aposta certeira do Estado. Projeto do arquiteto tocantinense Luiz Hildebrando orgulhoso e que fez questão de acompanhar cada detalhe.

5- Valorização gastronômica e de Paraíso!
A ideia de fazer e levar o Chambari foi efetiva e mostrou este ano o potencial que a força que a gastronomia tocantinense tem quando se fala em turismo.  Por lá tinha também muito amor perfeito e paçoca.

6- Palmas se empoderou!
A capital no seu 1º ano solo como destino na feira plantou a semente de ampliar ainda mais sua participação agregando elementos da identidade cultural como foi feito este ano com a apresentação da quadrilha e sempre integrada também aos encantos do distrito de Taquaruçu. A nova marca turística foi reforçada este ano e a reafirmação como roteiro pré ou pós jalapão por menos dois anos.

7: Frutos para 2024-

Muitas lições podem ser tiradas do maior evento de turismo e uma delas é que com a proximidade do Estado de Brasília no próximo ano dá para surpreender ainda mais. Gestores das Serras Gerais inclusive já estudam a ideia de montar um estande próprio da região o que mostra o amadurecimento turístico deste potencial. 2024 já começou e Palmas e Tocantins já reservaram o stand sempre saindo na frente.

O Tocantins passou a imagem da diversidade, organização e múltiplas opções e aliada a isso a força cultural do seu povo!

Participando todos esses dias ativamente da presença forte do Tocantins na Abav vale destacar ainda o trabalho das pessoas que se empenharam não só por um estande mas pela garantia de uma experiência marcante para quem passasse pelo local. Além dos secretário estaduais Hercy, do presidente da Agetur Giovani (que fez questão de ficar sempre no estande) , tantos outros servidores colocaram a mão na massa assim como os representantes de agências e operadores do turismo. Vale destacar também o trabalho do presidente da Abav, Rodolfo, do presidente do Cetur, Marcelo Perini e outras entidades.

O Tocantins foi trabalhado como um roteiro com várias possibilidades e integrado, sem essa de exaltar apenas um destino e isso fortalece o Estado. As arestas que precisamos ser aparadas a cada ano vão sendo ajustadas sempre em busca do empoderamento turístico com união de esforços .

Que o Tocantins evolua e invista em todas as regiões vendo o turismo não só como atrativos e belezas naturais mas como ferramenta de mudança da vida das pessoas principalmente quem está nas comunidades que precisa de emprego e renda!

Missão cumprida Palmas e Tocantins! O turismo continua sendo consolidado todos os dias através de tantas outras ações!

Veja a cobertura completa de todos os dias do evento na Gazeta do Cerrado.

(A editora chefe da Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim viajou para o Rio de Janeiro para a cobertura do evento como membro da Abrajet Tocantins a convite do Sebrae e Agência de Turismo de Palmas a quem agradece pela oportunidade de ajudar a potencializar o turismo tocantinense, uma de suas missões profissionais)