Do Sudeste do Tocantins – Maju Cotrim
O município de Taipas completou 31 anos neste domingo, 20, e recebeu vários líderes da região para comemorar. O prestígio á cidade já é espelho do momento intenso de pré candidaturas que a região vive.
Nomes de ex prefeitos e atuais vereadores já estão no páreo por vagas na Assembleia Legislativa de nomes da região. O Sudeste tem alguns deputados que levantam a bandeira como Claudia Lélis e Ricardo Ayres, por exemplo, mas em geral nas últimas eleições muitos pingam voto nas cidades e outros tantos
Tem até votações expressivas mas não conseguem mandatos.
Este ano já há nomes da região de quase todos os municípios na busca por base e super procurados por partidos para compor nominatas proporcionais. A região quer e dá o grito de voltar a eleger nomes que sejam dos seus municípios porém é preciso estarem alertas á “subdivisão” de votos.
Uma grande novidade este ano é a procura por vereadores que estão sendo alvo dos partidos que precisam montar chapas. Muitos deles já se tornaram líderes regionais mesmo e estão entrando de fato com intenção de não só cumprir legenda mas de competirem mesmo.
O Sudeste que além de eleger vários deputados já chegou a ter até quatro “filhos da região” na Assembleia Legislativa, por exemplo, quer ter mais vozes pelas demandas específicas de seus municípios.
Dentre os vários nomes estão os ex prefeitos Miranda de Taguatinga, Ailton de Santa Rosa, Joaquim Maia de Porto, vereadores como Manin de Zorra de Dianópolis, Júnior Trindade, que vai a federal, dentre outros.
E o Sudeste não para de produzir líderes locais… um deles o atual prefeito de Taipas, Silvio Romario que tem sido destaque no seu 2º mandato com quase toda cidade asfaltada e outros índices. Ele já foi citado por Eduardo Gomes, por exemplo, como um nome com todas as condições de alçar voos maiores.
Buscar a representatividade legítima raiz regional é um direito do Sudeste mas é preciso que alguns estejam dispostos a apoiarem os que têm mais chances para que as chances aumentem.