O abraço acontece no próximo sábado, 10, e vai contar com passeio ecológico, feira gastronômica e sarau cultural. Um conjunto de entidades encabeçadas pela ONG ambiental Água Doce e a Governança Turística de Taquaruçu (Goverta), em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e movimentos sociais são os responsáveis pela mobilização.  

O evento une ambientalistas, ativistas sociais e artistas em defesa das nascentes de águas de Palmas, para realização de um abraço simbólico à bacia do Taquaruçu, corpo hídrico formado pelos córregos, Taquarussuzinho, São Silvestre, Marmelada, Macacão e Taquaruçu Grande que contribui com 70% do abastecimento de água potável de Palmas, e que segundo ambientalistas está ameaçado.

Segundo seus organizadores, as nascentes que formam a bacia do Ribeiro Taquaruçu carecem de proteção em função das fortes ameaças que vêm sofrendo com ocupações irregulares, resultado da crescente especulação imobiliária e avanço da monocultura que destrói as matas ciliares e contamina as águas com agrotóxicos. 

“O abraço ao Taquaruçu representa o amor incondicional que temos pela mãe natureza que neste momento clama por cuidado, por preservação e respeito”, declara a professora Quelly, diretora da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo que integra a comissão de organização do evento. A professora convida a todos para participar deste gesto de amor às fontes de água de Palmas que é também nosso patrimônio de belezas naturais.

 

Roteiro


O Abraço ao Taquaruçu acontece no dia 10 de novembro a partir das 13h com concentração no Célia’s Restaurante, em Taquaruçu Grande. Às 14h tem início o passeio ecológico abraço ao Taquaruçu, num percurso de 74 quilômetros em que dá uma volta completa na bacia do Ribeirão Taquaraçu, com paradas em pontos estratégicos como a Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, margem do Ribeirão Taquaruçu, antigo Bar Natureza; entrada do Parque do Lajeado; local das primeiras nascentes do Ribeiro Taquaruçu; Mirante da Cachoeira da Roncadeira; Praça Tarcísio Machado (Distrito de Taquaruçu); Ponte do Ribeirão Taquaruçuzinho e retorno ao ponto de partida Célia’s Bar e Restaurante onde acontece o sarau regado à música, poesia e manifestações de apoio ao movimento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação