Viajar, conhecer novos lugares e pessoas é muito bom. Mas, se até nós, adultos, podemos ficar estressados com o combo aeroporto-check-in-despachar-malas-voos (sejam eles longos ou não), imagina só para crianças e bebês. É com o foco na experiência da família inteira que companhias aéreas vêm se reinventando, a fim de agradar pais e filhos.
“Sempre que pensamos em um produto para experiência de voo, levamos em consideração todo o tipo de cliente. Daí, vem a necessidade de ter diferenciais dedicados às crianças. A experiência deve ser positiva para todas as idades”, explica Renata Florenzano Lorenzini, mãe de Rafael e gerente de marca e produto da Azul Linhas Aéreas.
Em algumas companhias é possível desfrutar esses diferenciais antes mesmo de embarcar, como é o caso do espaço kids da Azul no saguão do embarque internacional do Aeroporto Internacional de Campinas, em São Paulo.
Já no caso de voos de longa distância da Air France, crianças e bebês contam com kits especiais.
Para os menores, o kit é composto por babador, edredom, colher, fralda, lenços e hidratante. Já os mais velhos – de 5 a 11 anos – ganham cartão postal para colorir, régua, livro de atividades, lápis de cor, chaveiro e kit de mágica. Além disso, a bolsa em que vem tudo isso pode ser inflada e transformada em uma almofada.
“Recebemos todos os anos mais de 1,5 milhão de crianças a bordo. Por isso, entendemos a necessidade de oferecer tranquilidade para que eles só pensem na alegria daquele momento”, conta Júlia de Medeiros Pinto, filha de Sarah e Ricardo, e gerente de marketing da Air France-KLM no Brasil.
Na TAP, as crianças ganham conjunto com livros para pintar, lápis de cor e jogos. Já na Emirates, seu filho pode ganhar pacotes com itens que inspiram a explorar ainda mais o mundo. São quatro modelos e cada um tem conteúdo diferente envolvendo viagem como mapas, diários de bordo, garrafas, cartões e livros educativos.
“Queremos compartilhar nossa paixão e amor pela aventura com os futuros viajantes e estimular a curiosidade deles”, esclarece Stephane Perard, diretor geral da Emirates. Para as famílias com crianças, o embarque preferencial já é um verdadeiro adianto.
E, para completar, no caso da Emirates no Aeroporto de Dubai, por exemplo, os pais ainda recebem mesas para trocar a fralda do bebê e carrinho cortesia. “Garantimos que as famílias com crianças tenham experiências memoráveis, não importa a classe ou a distância do voo”, acrescenta Stephane.
Nas alturas
Check-in feito, malas despachadas e cartão de embarque na mão, é hora de entrar no avião e encarar o maior desafio da viagem: manter as crianças calmas e confortáveis durante as horas de voo.
Algumas companhias como Emirates, Azul, Air France, TAP e Latam Airlines, oferecem opção de assento com berço e, na Gol, tem a opção de cadeirinha da própria empresa para crianças até dois anos, o que realmente facilita a viagem de pais de bebês. Famílias que viajam com bebês na Emirates ainda ganham travesseiros, cobertores e têm armários superiores maiores do que os convencionais.
Na Azul, o SkySofa é uma alternativa para famílias com crianças de todas as idades: um conjunto de quatro poltronas que viram cama. Independente da companhia aérea, o pedido do diferencial deve ser feito com antecedência.
“Nos dedicamos para garantir que o voo seja o mais confortável possível para crianças, pais e para os passageiros ao lado deles”, completa Stephane.
Para os maiores, além de revistas com conteúdo infantil, como a Revistinha Gol e Fly With Me Animals Magazine, da Emirates, que têm imagens para colorir, eles podem aproveitar os canais e games voltados para crianças.
Nos voos da Air France, um membro da tripulação é mágico e faz truques a bordo, garantindo boas risadas e diversão dentro do avião.
Na palma da mão
Criança em aeroporto pede atenção especial. E se elas vão viajar sozinhas, mais ainda!
Pensando nisso, algumas empresas oferecem serviço de acompanhamento da viagem em tempo real por meio de aplicativo no celular graças à pulseira com chip que elas recebem assim que fazem o check-in.
Em voos da Air France, Gol e Latam, por exemplo, é possível rastrear todas as etapas, do check-in, ao embarque, decolagem e pouso. “Assim os pais podem ficar tranquilos e as informações podem ser compartilhadas com quem está esperando no destino”, explica Júlia.
No caso da TAP, o serviço de acompanhamento é feito pessoalmente por um funcionário da empresa, que viaja com a criança até o destino.
Hora do lanche
Essa é a hora mais saborosa do voo! E as companhias oferecem cardápios especiais às crianças, mas que devem ser solicitados com antecedência – principalmente se elas têm alguma restrição alimentar. Na Azul, por exemplo, é possível solicitar refeição feita especialmente para o seu filho.
“Além disso, as balinhas de gelatina no formato de avião fazem sucesso com todas as idades”, Renata conta. Famílias com filhos menores podem usufruir de fórmula e mamadeiras para preparar aos bebês em voos da Emirates.
Cabeça nas nuvens – mesmo!
Para ajudar pais e filhos (e quem mais quiser participar) a relaxar, a Air France apresenta o novo programa de meditação, o Mind. Como parte do pacote de entretenimento a bordo, seis conteúdos diferentes com sessões guiadas inéditas são oferecidos aos viajantes.
“Nosso objetivo é apresentar os benefícios de concentração e serenidade a bordo de voos de longa distância”, Júlia acrescenta.
E essa preocupação com o bem-estar da família vem conquistando espaço em companhias aéreas do mundo inteiro. “Os clientes não querem mais deixar de viajar porque tiveram filhos. Pelo contrário, estão descobrindo e valorizando cada vez mais destinos e serviços que possam proporcionar boas experiências em conjunto com as crianças”, Renata observa.
E, mais que uma tendência, para Stephane esse olhar para pais e filhos representa compromisso sério com seus clientes: “As famílias são importantes para nós, por isso estamos sempre criando e aprimorando nossos produtos e serviços.
Assim, conseguimos garantir que os passageiros tenham a melhor experiência possível, tanto no solo, como durante o voo”.
Fonte: Pais e Filhos