Detalhes em tecidos com estampas africanas compõe as vestimentas, assim como o turbante. Foto: Helen Salomão
Quem nunca imaginou o casamento dos sonhos com elementos de sua própria identidade? Em seu trabalho como maquiadora, Hávata Serena percebeu a falta de referências para noivas negras e decidiu se unir a outros profissionais para produzir o ensaio fotográfico “Ifé Dúdú”, inspirado em casamentos africanos.
Foto: Helen Salomão
O ensaio também foca na necessidade de valorização dos traços negros na maquiagem, cabelo e roupas, saindo da proposta de casamentos brasileiros, que de acordo com Serena segue um padrão branco e europeu. “Comecei a observar como clientes negras sempre falavam mal da própria aparência, pediam para afinar nariz, diminuir a boca… Nunca era seu natural, sua beleza valorizada e não modificada”, disse.
O nome Ifé Dúdú é na língua yorubá e significa “Amor Negro”. As principais inspirações foram da estética presente nos casamentos de países africanos como Nigéria e Etiópia que usam turbantes, joias de cabeça e vestimentas com tecidos estampados.
Foto: Helen Salomão
Realizado em Salvador – BA, o ensaio teve maquiagem, penteados e produção de Hávata Serena, fotografia de Helen Salomão, stylist da Axó Lewa e hairstyle masculino de Léo Santos. A equipe junto com os modelos Ayana Amorim, Daniel Pita, Elle Rodrigues e Heraldo de Deus deram forma e sentido a proposta de celebração do amor negro.
Foto: Helen Salomão
O ensaio completo pode ser conferido no endereço eletrônico www.havataserena.com.br
Beleza e Arte
Proprietária da marca Hávata Serena – Beleza e Arte, a maquiadora de Salvador busca relacionar seu trabalho como profissional da beleza aos conceitos de autoestima e bem estar. Formada em maquiagem social, artística e design de sobrancelhas, Serena atua profissionalmente há mais de cinco anos e já maquiou personalidades como Tássia Reis e Luedji Luna, fez a produção de beleza no videoclipe “Baiana” de Emicida e do bloco afro Olodum no Carnaval de 2017. Seu trabalho está disponível nas redes sociais @havata.serena.
Fonte: Havata Serena