O governador Flávio Dino encaminhou ao novo ministro da Educação, Ricardo Vélez-Rodrigues, um ofício para oferecer apoio financeiro a fim de concluir as creches federais com obras paradas no Maranhão. O anúncio sobre a ajuda tinha sido feito na posse do governador, na terça-feira (1º).
O apoio financeiro faz parte do Pacto Estadual Pela Aprendizagem, lançado também na posse de Flávio Dino. Entre as prioridades, está o ensino infantil.
No ofício, o governador diz que a ajuda é para retomar as obras paradas de programas federais e convênios entre a União e os municípios maranhenses.
“Coerente com o que o Estado vem praticando nos últimos quatro anos com o Programa Escola Digna, iremos agora reforçar o apoio aos municípios em regime de colaboração, com prioridade na primeira infância e na alfabetização na idade certa”, diz o ofício.
O governador acrescenta ser “importante frisar que tais obras são de urgência para o adequado funcionamento das redes a que pertencem e o prejuízo de estarem paradas é incalculável, estendendo-se para todo o resto da formação das crianças”.
No documento, Flávio ressalta que, como há um conjunto de normas a serem observadas para que as obras sejam retomadas, já existe à disposição uma equipe para se reunir com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a fim de encontrar o melhor caminho para a solução.
“Tenho a convicção de que a união de esforços entre o Governo Federal, o Governo do Estado e as Prefeituras, no que for possível, produzirá bons resultados em favor da educação no Maranhão”, diz o governador.
Vice assume governo
O vice-governador Carlos Brandão assumiu interinamente, nesta quinta-feira (3), o Governo do Maranhão, por ocasião das férias do governador Flávio Dino.
Brandão foi reeleito em outubro vice-governador, mantendo-se no cargo que exerce desde 2015.
Nesta quinta-feira, o governador em exercício recebeu prefeitos, lideranças políticas e empresários.