Maria José Cotrim- Jornalista
O Governador do Tocantins, Marcelo Miranda mantém a agenda em seu gabinete e junto à sua equipe de governo neste mês de julho. Ao contrário do que chegou a ser divulgado em alguns meios e ventilado nos bastidores, ele nao tirou férias e mantém o foco nas ações que estão sendo anunciadas.
A Assessoria de Imprensa do peemedebista informou à Gazeta nesta terça-feira que ele tem tido agendas internas esta semana. Uma delas foi a posse do pepista Ronison Parente como subsecretário de Agricultura, indicação avalizada pelos aliados de primeira hora do governo, Valderez Castelo Branco e Lázaro Botelho.
Esta semana mais interna vem após uma série de agendas externas principalmente na área da Segurança Pública, com entrega de vários benefícios para os sistemas e polícias, e inclusive inauguração de asfalto na região do Bico do Papagaio.
A expectativa agora é pela efetivação das medidas de cortes anunciadas pelo comitê gestor. Após alarme geral causado por declarações do secretário da Administração, Geferson Barros, a espera é pelas exonerações, que não serão feitas de uma vez só e sim gradativamente.
A impossibilidade financeira do Estado de pagar benefícios exigidos por sindicatos e categorias também é outro gargalo do governo.
Dentre as medidas de redução estão a possibilidade de cortes de plantões médicos extras e até redução de turmas nas escolas para diminuir o número de professores contratados.