Dados mostram índice de violência nos estados 


O Brasil teve alta de 7% no número de assassinatos de janeiro a maio de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o mês de maio deste ano registrou estabilidade (-0,3%) em relação ao mesmo mês de 2019. É o que mostra o índice nacional de homicídios com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com a ferramenta, houve 19.382 mortes violentas de janeiro a maio deste ano. No mesmo período no ano passado, foram 18.120. A alta de 7% ocorre mesmo em meio a pandemia da Covid-19, quando estados e municípios passaram a adotar medidas de isolamento social.

A Gazeta apurou os dados do Tocantins e também comparou com os demais estados.

O Tocantins registrou este ano, segundo os dados, 25 mortes violentas com índice de 1,59 mortes por 100 mil habitantes. O maior índice mensal de janeiro a maio foi em março com 2.86. O Estado configura dentre os que tiveram alta com relação a 2019.

Em abril e maio já com isolamento por causa da pandemia os índices foram de 2.1% e 1.59% , respectivamente no Estado.

Em 2019 o ano todo o Tocantins teve 367 crimes violentos e taxa de 23 a cada 100 mil habitantes.

Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal tem a taxa menor que a do Tocantins, segundo os números.

A taxa mensal serve apenas como base de comparação entre os estados; o padrão internacional é utilizar a taxa a cada 100 mil habitantes para dados anuais / o índice nacional leva em conta toda a população brasileira mesmo quando não há dados de todos os estados.

As taxas são calculadas com base nas estimativas populacionais do IBGE para cada ano.

Assassinatos violentos este ano

O Tocantins teve vários assassinatos violentos este ano dentre eles o de integrantes da quadrilha junina Cafundó do Brejo na capital que chocou a população.

Outro assassinato cruel aconteceu na entrada de um condomínio em Palmas, onde um homem foi seguido e assassinado por outros dois suspeitos. A ação foi filmada pelas câmeras de segurança.

O empresário Elvisley da Costa Lima, de 54 anos,  foi assassinado  em janeiro deste ano após ser baleado  dentro de uma caminhonete, num estacionamento da avenida Palmas Brasil, plano diretor sul da capital.