O deputado Marcus Marcelo (PL) foi eleito presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Tocantins nessa quarta-feira, 15. Também foi eleito como vice-presidente o deputado Júnior Geo (PSC).

Marcus lembrou que sua carreira de professor sempre lhe trouxe uma aproximação direta com a Educação, que é uma de suas bandeiras. “A Educação sempre será uma das minhas bandeiras como político. Não se faz uma sociedade melhor sem investimentos em valorização do professor, escolas com infraestrutura e tecnologia”.

O deputado informou que tem se reunido com líderes para fazer um diagnóstico dos principais problemas no ensino no Tocantins. “A Educação não pode se transformar em uma mera burocracia para se conseguir o diploma. Não podemos formar pessoas tendo apenas conhecimentos básicos, precisamos avançar”.

Ele acrescentou que continuará defendendo a qualidade na Educação. “Eu sou professor de carreira da rede estadual e sei que a média salarial está defasada diante da realidade de estados vizinhos. Nós precisamos unir forças para que a gente possa mudar essa realidade dos servidores da Educação”.

Nas áreas de Cultura e Desporto, Marcus assegurou que a comissão garantirá um sistema esportivo estadual eficiente e o desenvolvimento cultural, artístico e científico.

Biografia

Graduado em Biologia e Medicina Veterinária, Marcus Marcelo é professor de carreira há mais de 20 anos da rede estadual. Sua trajetória destaca-se por conhecer a realidade das escolas tocantinenses trabalhando como professor, coordenador pedagógico e diretor. É defensor da Educação, da inclusão e da causa animal. Foi secretário de Governo em Araguaína de 2006 a 2008. Foi eleito vereador por dois mandatos, de 2013 a 2020, e durante o período foi presidente da Câmara Municipal por três vezes, de 2013 a 2018.

Com atuação forte pautada na seriedade e na transparência, como vereador de Araguaína foi autor de projetos importantes, como a Clínica-Escola Mundo Autista, referência em todo o Brasil, Centro de Esterilização de Cães e Gatos e a Clínica Municipal Veterinária, entre outros. Em 2020, foi eleito vice-prefeito de Araguaína, e em 2022, deputado estadual, com 13.277 votos.

Atribuições

Como presidente da Comissão de Educação, Marcus Marcelo terá responsabilidade pela pauta de exercer a sua função legislativa e fiscalizadora em assuntos relativos à educação, cultura e desporto em geral; política e sistema educacional, cultural e de desporto em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; direito à educação, cultura e esportivo estadual; e recursos humanos e financeiros para os setores.

Texto: Thatiane Cunha/Ascom
Fotos: Koró Rocha/Dicom AL