Maju Cotrim
O MDB Nacional realizou a convenção nacional neste domingo, 6, em Brasília (DF), para a escolha do novo diretório nacional. O evento reúne os maiores nomes do país da legenda.
A única chapa apresentada se chama “Renovação Democrática”. Não há oposição. Entre os 9 integrantes principais do grupo, há 3 filhos de políticos tradicionais.
O novo presidente Baleia Rossi é filho do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi. Newton Cardoso Júnior, do ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso. E Daniel Vilela do ex-governador de Goiás, Maguito Vilela.
O deputado federal Baleia Rossi (SP), 47 anos, foi oficializado o novo presidente nacional do MDB.
Tocantins
O presidente estadual do MDB no Tocantins, ex-governador Marcelo Miranda está detido em caráter preventivo em razão das investigações. Líderes do partido à nível estadual questionam a prorrogação da preventiva sendo que ele é réu primário e segundo os colegas de partido, não representa nenhum risco à sociedade.
O clima político sobre Miranda é de solidariedade. A legenda nacional ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Do Tocantins, participa do evento uma comitiva de Emedebistas além da presidente do MDB Mulher, Coronel Patrícia e o ex-presidente do partido, Derval de Paiva. O deputado Nilton Franco, vice-presidente, também participa.
Do Democratas, Carlos Gaguim também participa do evento e até compõe mesa.
A deputada federal da legenda pelo Tocantins, Dulce Miranda não participa.
“Primeiro vice-presidente é Tocantinense”
O senador do MDB, Eduardo Gomes participou da convenção porém não fez fala no evento. Ele veio driblando a imprensa desde ontem quando teria afirmado que o primeiro vice-presidente seria um Tocantinense. No caso, o nome escolhido e indicado com apoio de Gomes foi o do senador Confúcio Moura que é de Rondônia mas nasceu em Dianópolis, município do Tocantins.
Discreto, Gomes passou pelo evento, cumprimentou a comitiva do Estado e os líderes nacionais.
Veja a composição da nova direção Nacional do partido:
Presidente – Baleia Rossi (SP), deputado federal;
1º vice-presidente – Confúcio Moura (RO), senador;
2º vice-presidente – Carlos Chiodini (SC), deputado federal;
3º vice-presidente – Daniel Vilela (GO), ex-deputado federal;
secretário-geral – Newton Cardoso Júnior (MG), deputado federal;
1º secretário – Gabriel Souza (RS), deputado estadual;
2º secretário – Washington Reis (RJ), prefeito de Duque de Caxias;
tesoureiro – Marcelo Castro (PI), senador;
tesoureiro-adjunto – Raul Henry (PE), deputado federal.