A médica ginecologista, especialista em endoscopia ginecológica e em endometriose, Mariana Souza operou na última semana a mãe da influenciadora Gkay, Maria das Graças que passou por uma histerectomia, por vídeo, cirurgia para a retirada do útero, devido à adenomiose e está em recuperação.
A influenciadora Patricia Ramos e a cantora Simone também são pacientes da médica ginecologista, Mariana Souza e realizaram o tratamento da endometriose e adenomiose. Inclusive, em seu perfil no Instagram, Gkay deixou um agradecimento à médica e a toda equipe.

“A doutora também operou a Simone, foi inclusive a Simone que me indicou, e eu queria muito agradecer. Queria que vocês agradecessem a ela também. Dra. Mariana, que foi super maravilhosa com mainha, super atenciosa.”, agradece Gkay.
Adenomiose

Diferente da endometriose, ligada às células do endométrio (tecido que reveste o útero), a adenomiose é uma alteração do útero causada pela infiltração do endométrio entre as paredes musculares do órgão, o miométrio. Pode causar sangramento volumoso, cólicas e dor na relação além de alterações na fertilidade, falhas de implantação do embrião, abortos ou dificuldade para engravidar.

O diagnóstico desta doença é feito por meio de exames como ultrassonografia transvaginal e ressonância pélvica. A cura da adenomiose é a retirada do útero, mas, é uma doença que tem tratamento clínico com métodos hormonais como, por exemplo, com o DIU de Mirena.

No caso da mãe da Gkay, o procedimento foi feito por vídeo. “ É uma cirurgia minimamente invasiva e que proporciona ao paciente uma recuperação rápida e em menos de 24 horas após a cirurgia ela já está indo pra casa.”, explica.