A neurocientista Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, começou a praticar meditação depois de sofrer lesões correndo na Maratona de Boston. “Eu pensava que estava meditando apenas para me alongar. Mas comecei a perceber que estava mais calma. Era mais capaz de lidar com situações difíceis”, disse ao Business Insider.

Ao estudar literatura científica sobre meditação, ela encontrou evidências que mostram que o exercício diminui o estresse, a depressão e a ansiedade, reduz a dor e a insônia e aumenta a qualidade de vida. Depois de começar sua própria pesquisa, Sara analisou pessoas que praticam a meditação por sete a nove anos.

Os resultados do estudo conduzido por ela mostraram que aqueles com forte formação em meditação aumentaram a massa cinzenta em várias áreas do cérebro, incluindo o córtex auditivo e sensorial. De acordo com a neurocientista, a meditação Mindfulness, da atenção plena, faz com que o indivíduo diminua a velocidade e tome consciência do momento presente, incluindo as sensações físicas, como as respiração e os sons ao redor. 

Os cientistas também descobriram que as pessoas praticantes da meditação tinham mais massa cinzenta em outra região do cérebro, ligada à tomada de decisão e à memória, no córtex frontal. Ou seja, enquanto na maioria das pessoas essa área do cérebro encolhe à medida que a idade avança, nos indivíduos com idade de 50 anos que meditavam a massa cinzenta se mantinha na mesma quantidade da registrada em pessoas com 25.

Um segundo estudo colocou pessoas sem experiência para meditar em um programa de oito semanas. Como resultado, as oito semanas de meditação mudaram o cérebro desses indivíduos para melhor, desenvolvendo partes associadas ao aprendizado, memória, empatia e capacidade de assumir múltiplas perspectivas.

Quanto tempo você tem de meditar para ver esses resultados? Os participantes do estudo foram instruídos a meditar 40 minutos por dia. Mas outras pesquisas sugerem mudanças positivas e significativas na saúde em apenas 15 a 20 minutos de meditação por dia.

Fonte: Época Negócios