Com a realização do projeto, os estudantes mostraram que é possível cuidar melhor do meio ambiente – Foto – Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado, realizaram um diagnóstico sobre o recolhimento do lixo na cidade e encontraram muitas garrafas pets jogadas nos espaços vazios. A partir dessa avaliação, a escola optou por confeccionar as vassouras utilizando as garrafas pets.

“Esse projeto está sendo desenvolvido com o intuito de reduzir os impactos ambientais, gerar rendas e ao mesmo tempo destinar as tampinhas para o Hospital de Amor”, explicou a professora Elcy Graciano de Melo Antunes. O projeto também conta com a ajuda da professora Maria de Lourdes Lopes.

A professora Maria de Lourdes orientando o estudante sobre o corte do material – Foto – Divulgação

A primeira tarefa foi recolher as garrafas pets que estavam espalhadas pela cidade, em seguida foi selecionada a turma conforme o itinerário formativo em Trilha de Aprofundamento da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com o tema Energias Renováveis.

A produção das vassouras está sendo vendida na escola, nas cidades vizinhas, e os recursos arrecadados serão destinados à premiação de alunos leitores e destaques no bimestre. A iniciativa é realizada com a parceria da equipe da biblioteca.

Os alunos também estudam as formas de descarte correto dos diversos tipos de produtos que vão para o lixo.

Aprendizagens

Equipamento usado na confecção das vassouras – Foto – Divulgação

Os estudantes que integraram o projeto falaram de suas aprendizagens. “Eu achei interessante fabricar as vassouras, pois nos ensina sobre a reciclagem, e a sabermos cuidar melhor do lixo que produzimos. E é um projeto que, na prática, pode nos render lucros”, comentou a aluna Germina Moreira Brito Castro, 27 anos.

“Participar do projeto de confecção de vassouras ecológicas nos ajudou a pensar sobre o empreendedorismo com a geração de rendas e a nossa responsabilidade para com o meio ambiente”, frisou a estudante Erika Soares Simões, 17 anos.

O estudante Daniel Santana Soares, 17 anos, destacou que o trabalho de transformar as garrafas pets em vassouras ajudou a refletir sobre o processo de transformação dos produtos.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Intermunicipal de Catadores de Materiais Recicláveis “A Recicle Vale do Rio Palma”/ONG Voz Ambiental e a FARCOM/TO (Federação das Rádios Comunitárias do Tocantins).

Fonte – Secom Tocantins