Onda de calor
Onda de calor deve atingir algumas regiões do Brasil - Divulgação


Os moradores do Tocantins, que aguardavam ansiosos pela chegada da chuva após um longo período de estiagem, enfrentam agora a persistência do calor no estado, mesmo após alguns dias de precipitação. A expectativa é que o calor se intensifique ainda mais nos próximos dias devido a uma nova onda de calor que atinge algumas regiões.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, indicando grande perigo, que teve início nesta segunda-feira, 13, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 17. Nesse período, as temperaturas devem permanecer cerca de 5ºC acima da média histórica.

A nova onda de calor afeta aproximadamente 60 cidades, incluindo Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis, Peixe, Araguaçu, Aliança e Cariri do Tocantins. A capital Palmas, que recentemente registrou 33ºC, pode alcançar os 38ºC nesta segunda-feira.

Nova onda de calor atinge parte do Tocantins e faz temperatura subir nos próximos dias — Foto: Reprodução/Inmet

Onda de calor

O alerta do Inmet abrange 14 estados e o Distrito Federal, destacando os riscos à saúde. Embora concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o aviso também abrange estados do Norte e do Sul do país.

Os alertas de perigo emitidos exigem atenção para condições meteorológicas adversas, enquanto os alertas de grande perigo indicam a previsão de fenômenos meteorológicos excepcionais, apresentando riscos à integridade física.

Leia também

Alerta de perigo para nova Onda de Calor no Tocantins

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins