Pescador viu peixe ser devorado por piranhas em Lagoa da Confusão — Foto: Aurileia Gomes de Andrade dos Santos
Pescador viu peixe ser devorado por piranhas em Lagoa da Confusão — Foto: Aurileia Gomes de Andrade dos Santos

Um momento de lazer em meio à natureza se transformou em um episódio surpreendente para um casal de pescadores esportivos em Lagoa da Confusão, no oeste do Tocantins. No dia 24 de julho, durante a primeira visita ao Lago Verde, Aurileia Gomes de Andrade dos Santos e seu marido, Marino Neto Chaves dos Santos, fisgaram um peixe, mas conseguiram retirar da água apenas o esqueleto do animal, já devorado por piranhas.

“Foi uma surpresa. Estávamos explorando em busca de tucunaré e veio o peixe surubim. As piranhas atacaram muito antes de chegar ao barco. Um espetáculo assustador”, relatou Aurileia, ainda impressionada com a cena.

O casal, que pratica pesca esportiva há mais de 18 anos, contou que o tempo entre a fisgada e a tentativa de retirada do peixe da água foi inferior a um minuto. Ainda assim, foi o suficiente para que as piranhas dilacerassem o surubim, deixando para trás apenas parte da cabeça, as guelras e o esqueleto.

Um vídeo feito por eles mostra o momento em que o peixe se debate antes de ser completamente consumido. Ao puxar o anzol, Marino confirma a perda: “As piranhas já devoraram ele todinho.”

Além da carcaça, o casal também notou que o cabo de aço, ao qual a isca artificial estava presa, foi danificado durante o ataque. Mesmo já parcialmente devorado, o peixe ainda apresentou sinais de vida ao ser retirado da água. “As guelras ainda se mexiam”, relatou Aurileia.

Acostumados a experiências diversas ao longo dos anos de pesca, os dois afirmaram que esta foi a primeira vez que presenciaram um ataque tão rápido e voraz. Marino resumiu o episódio com uma observação típica de quem conhece os riscos dos rios tocantinenses: “Em rio que tem piranha é assim. Você pega um peixe e as piranhas já comem logo. Olha aí o que sobrou do surubim.”

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins