
Um morador de Palmas levou um grande susto ao encontrar uma cobra dentro da sacola de alface armazenada em sua geladeira. O caso inusitado aconteceu após uma ida à feira e chamou atenção pelo risco envolvido e pela surpresa inusitada.
Juan Lucas Dias Mendes contou que comprou a hortaliça normalmente, mas, por conta de outros compromissos, não higienizou as folhas como de costume. “Devido a uma prioridade, não lavei as folhas de imediato como sempre faço quando chego da feira. Dessa vez só amarrei a sacola e coloquei na geladeira para não murchar enquanto resolvia outra coisa”, relatou.
No dia seguinte, sua esposa foi surpreendida ao abrir a embalagem. “Foi um susto imenso. Ela já tem certa fobia de cobra, ainda mais nessa situação”, disse Juan, que trabalha como auxiliar de logística.
Após o susto, o morador conseguiu retirar o animal da sacola e soltá-lo com segurança em uma área verde próxima à residência.
Espécie não é venenosa
O biólogo Luís Felipe Amui identificou o animal como uma serpente dormideira, espécie não venenosa e comum em diversas regiões do Brasil. Ela se alimenta principalmente de lesmas e caramujos, sendo frequentemente encontrada em jardins e hortas.
Alerta: atenção redobrada com hortaliças
O biólogo Juliano Milhomen reforça que, em períodos mais quentes e úmidos como o atual, é comum o aparecimento de animais em ambientes com vegetação densa, como hortas e plantações. “Esses animais peçonhentos costumam procurar locais mais secos à noite, mas durante o dia preferem ambientes úmidos e com presença de insetos, onde é mais fresco para se abrigarem”, explicou.