Homens foram abordados durante patrulhamento da PM sobre o Rio Javaés — Foto: Divulgação/Ascom PMTO
Homens foram abordados durante patrulhamento da PM sobre o Rio Javaés — Foto: Divulgação/Ascom PMTO

Dois indígenas da etnia Karajá foram flagrados transportando ilegalmente cerca de 3 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), uma espécie em perigo de extinção, durante policiamento fluvial no Rio Javaés, em Pium, região central do Tocantins. A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) nesta sexta-feira, 12.

Na abordagem à canoa de fibra dos suspeitos, os militares encontraram os filhotes junto com 12 tartarugas adultas (matrizes), sem qualquer autorização ambiental. Após o resgate, todos os animais foram devolvidos à natureza no local. O motor da embarcação foi apreendido como medida administrativa.

Os indígenas, vindos do Mato Grosso e sem documentos de identificação, foram conduzidos à 9ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Paraíso do Tocantins. Lá, foram identificados e submetidos a procedimentos legais por crime ambiental.

A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informou que foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra os envolvidos. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, os homens foram liberados para responder em liberdade, conforme a legislação vigente.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins