
A praia de Itaguatins, no Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins, registrou alagamento após o nível do rio Tocantins subir devido às fortes chuvas na região. Barracas montadas para a temporada de praias ficaram parcialmente submersas, conforme mostram imagens feitas por barraqueiros, que mostram a água invadindo as estruturas próximas à margem do rio.
A Defesa Civil do Tocantins informou que o aumento do nível do rio é típico do período chuvoso e que, apesar do alagamento, o volume de água permanece dentro dos parâmetros normais. A elevação foi registrada no domingo, 7, pela estação fluviométrica DESCARRETO, monitorada pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o código 23700000.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas nas cabeceiras e afluentes da bacia do Tocantins são as responsáveis pelo aumento do volume. A secretaria também ressaltou que não houve operações ou manobras em barragens que possam ter influenciado no nível do rio na região.
A orientação para comerciantes e frequentadores da praia é que fiquem atentos à possibilidade de novas elevações do rio e recolham estruturas móveis para evitar danos e riscos.
Quanto à previsão do tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em todo o estado do Tocantins, válido até terça-feira, 9, às 10h. Em Itaguatins, espera-se chuva isolada na noite desta segunda-feira, 8, e pancadas no período da tarde e noite de terça-feira, 9. As temperaturas variam de 24°C a 30°C durante esse período.