
O Instituo Valoriza Resíduos By ABLP (IVR) realiza nos próximos dias 9 e 10 de setembro, em Palmas-TO, o segundo seminário Resíduos Sólidos Urbanos – Desafios e Soluções. Com a participação de especialistas renomados, o encontro tem por objetivo promover um amplo debate e apontar caminhos para a melhoria dos serviços de coleta e destinação do lixo gerado cotidianamente nas cidades brasileiras.
Na oportunidade, também será lançado em Palmas o livro “Aterros Sanitários: Aspectos Técnicos, Econômicos e Financeiros da Implantação e Operação”. Produzido pelo IVR, ele é um guia de referência técnica para os setores privado e público, trazendo uma abordagem completa sobre tema tão essencial para os tempos atuais de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
O conteúdo do livro, inclusive, será tema de várias mesas no primeiro dia do seminário. João Gianesi Netto, presidente do IVR, abordará o uso e ocupação de áreas degradas, e Marcelo Benvenuto (IVR), falará sobre a seleção de locais, a implantação e a operação de aterros. Ainda sobre o mesmo conteúdo, o engenheiro Luiz Gonzaga Alves Pereira, vice-presidente do IVR, tratará em sua palestra da erradicação dos lixões, como se preparar e como realizar essa importante missão.
“Ninguém até hoje, por exemplo, tratou do assunto que é o período pós encerramento dos aterros, como custos de monitoramento do solo. O livro mostra com clareza esses custos do início ao fim”, afirma Gianesi Netto. Segundo ele, o livro e o seminário darão um panorama completo sobre setor no Brasil, que se prepara para sediar a COP 30, em novembro, em Belém (PA).
“Um encontro dessa magnitude pode alavancar no Tocantins e em toda a região Centro-Oeste a importância do tema dos resíduos sólidos e alertar para a cooperação entre os elos da cadeia, especialmente o poder público”, diz Luiz Gonzaga Alves Pereira.
O seminário abordará ainda outros temas relevantes, como o Marco Legal do Saneamento, a coleta de resíduos na área da saúde, a questão das taxas e tarifas, o impacto ambiental dos chamados “lixões”, o uso e a ocupação de terras degradadas e a captação de biogás em aterros sanitários, entre outros tópicos de grande interesse para o poder público e a sociedade como um todo.
No âmbito regional, no dia 9, a dra. Ellen Amaral Figueiredo, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) do Tocantis apresentará um panorama da destinação final dos resíduos urbanos no Estado. No dia 10, uma mesa redonda debaterá os consórcios intermunicipais, abordando a questão das taxas e tarifas e do Jalapão.

O seminário será realizado no Auditório do IFTO, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Quadra 202 Sul, ACSU-SE20, Conjunto 1, Lote 8, Térreo, Palmas-TO. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do IVR www.valorizaresiduosbyablp.org.br, onde também é possível conferir a programação completa e os horários do evento. O investimento para associados e estudantes é de R$ 60,00. Para não associados, R$ 120,00.