
Cidades de várias regiões do Tocantins amanheceram com chuva nesta quinta-feira, 4, e a tendência é de que o tempo instável continue nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para o estado, com previsão de chuva intensa e ventos que podem chegar a 100 km/h.
O aviso de nível laranja, que indica perigo, abrange quase todo o Tocantins e prevê acumulados de até 100 milímetros de chuva em 24 horas, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. Nessa condição, há risco de queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia, alagamentos pontuais e incidência de raios.
Já o alerta amarelo, válido para a região do Bico do Papagaio, indica chuva de até 50 milímetros por dia e ventos entre 40 e 60 km/h. Nesse caso, o risco é considerado menor, mas ainda há possibilidade de transtornos como cortes de energia, queda de galhos, pontos de alagamento e descargas elétricas.
Em Palmas, a quinta-feira começou chuvosa tanto na região sul quanto na região norte da cidade. A previsão é de muitas nuvens ao longo do dia, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas; as temperaturas variam entre 23 ºC e 28 ºC, e a expectativa é de continuidade das chuvas até domingo (7).
Em Araguaína, no norte do estado, a chuva começou por volta das 8h desta quinta-feira (4) e deve seguir em forma de pancadas com trovoadas isoladas até o fim de semana. A temperatura máxima prevista é de 31 ºC e a mínima de 24 ºC.
Em Gurupi, o cenário também é de tempo carregado nos próximos dias, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Até o fim de semana, os termômetros devem marcar máximas de 31 ºC, com mínimas variando entre 22 ºC e 24 ºC. A umidade relativa do ar deve se manter entre 60% e 70%.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Sempre que possível, é recomendável desligar aparelhos eletrônicos e o disjuntor geral da residência.
Em situações de emergência ou para obter mais orientações, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
