Cratera engole casas

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.
“Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo”, diz o serralheiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/h/w/0U37nARbSEjwL3Q19Vfw/g1-ma-buracos-ok.jpg)
Voçorocas provocam ‘cortes’ no terreno em Buriticupu — Foto: Reprodução/Marinho Drones
Cerca de 180 famílias correm o risco de perder suas casas em Buriticupu e cobram uma solução do poder público. “O nosso objetivo é assegurar o direito dos nossos sócios de ter a sua moradia digna, descente e em um lugar seguro”, diz um morador.
Nos últimos anos, 27 famílias foram retiradas por estarem em áreas de risco. Uma decisão judicial obriga a Prefeitura de Buriticupu a garantir moradia segura e desenvolver ações para conter o avanço das voçorocas.
“Essa decisão determina o deslocamento, realocação dessas famílias dessas que vivem em áreas de risco próximas as voçorocas e determina providências para diminuir o risco de novos desabamentos”, explica Felipe Dammos, juiz da Comarca de Buriticupu.
O assessor-jurídico de Buriticupu, Gustavo Costa, diz que a situação fugiu do controle do município. “É um problema gravíssimo que, infelizmente, hoje fugiu do controle do município. A prefeitura realiza paliativos, hoje em virtude da decisão judicial, o que a gente faz é catalogar as áreas de risco, monitoramento, realoca as pessoas e faz obras paliativas dentro das suas possibilidades”, afirma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/k/C/qNACHjSsCwd1Y3WtkZWg/2703-vocoroca.png)
Desmatamento causou crateras que ameaçam ‘engolir’ casas no MA — Foto: Kayan Albertin/g1

